Cerimônia no busto do Almirante Tamandaré abre as comemorações dos 80 anos do VDS
A cerimônia de aposição floral reuniu no Clube associados, Comodoria e Marinha do Brasil nesta sexta-feira (12) e abriu oficialmente as festividades dos 80 anos de fundação do Veleiros do Sul. Na abertura foi realizada a aposição de uma coroa de flores no busto do Almirante Tamandaré pelo comodoro Cícero Hartmann, acompanhado do comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Carlos Henrique Zampieri e do comodoro eleito Eduardo Ribas.
Em seguida, conforme a tradição marinheira foi realizada no mastro naval o cerimonial do arriar a bandeira. Foram feitas as sete vivas de apito e continências pelo grupo de oficias e praças da Capitania dos Portos. Participaram do arriamento de bandeiras o comodoro Cícero Hartmann, o comandante Zampieri, o presidente do Conselho Newton Aerts, e o comodoro eleito Eduardo Ribas.
Após, o comodoro Cícero falou sobre os laços de amizade que unem o Veleiros do Sul e Marinha do Brasil desde o início da vida do Clube, lembrando que na inauguração da sede em março de 1935 a tripulação do Navio Hidrográfico José Bonifácio esteve presente. “A fundação do Clube ocorreu no Dia do Marinheiro”, disse o ex-comodoro Jorge Alberto Vidal, que foi convidado pelo comodoro a se pronunciar por sua grande amizade com a Marinha. O comandante Zampieri finalizou a cerimônia desejando que esta amizade continue no futuro com a mesma intensidade. O rebocador de Alto-Mar “Tritão” veio de Rio Grande para participar das nossas regatas comemorativas e ficou fundeado em frente ao Clube na cerimônia de hoje.