Faltou vento no primeiro dia do Brascat 2014. Veja o relato de Gustavo Lis

espera p

Ontem (03) o Cabanga Iate Clube deu a largada no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat), no entanto o vento não apareceu, deixando as equipes na espera. Representam o Veleiros do Sul na competição  os velejadores Gustavo Erler Lis e Cláudia Welter, Ricardo Lis, André Huyer e Michele Oliveira. Gustavo Erler Lis fez um relato de como foi o primeiro dia de espera para as duplas do VDS na raia de Maria Farinha:

No primeiro dia de regatas o vento não ajudou. Todos os barcos foram para água por volta das 11h30min, em torno de 30 HC16 e 9 HC14. Com a maré subindo e quase nada de vento, a saída dos barcos pelo rio Timbó foi o primeiro desafio.

Ao chegar na raia, muita chuva esperava pelos competidores. Depois de quase 1h esperando pelo vento, a maioria dos barcos foram para a beira da praia onde a turma se reuniu nos barzinhos e aproveitaram para tomar um caldinho quente e se reidratar. Sim, fez frio em Recife.

espera m

Por volta das 15h30min Boris e Dedá, os juízes da competição, vieram de bote chamar o pessoal para iniciarmos a competição. Raia montada, boia de contravento a 330 e a primeira regata do dia havia iniciado. Nem meia perna, o vento rondou muito para nordeste-leste e os barcos que haviam largado rente a comissão já estavam apontando para a boia.

Neste momento, um dos botes da comissão já estava passando frente aos barcos com a November hasteada.

A comissão até tentou mover as boias, mas o vento parou novamente. Regatas do dia canceladas e todos tentando chegar ao clube ou navegando ou  rebocados. Segundo os mais experientes, esta é uma condição impar que aconteceu na raia. Esta época do ano os ventos são de leste-sudeste de 12 nós ou mais. Então, hoje, todos empatados em primeiro lugar. 

A comissão tentará recuperar as regatas nesta terça-feira e o campeonato termina na quarta feira. Até então são previstas nove regatas (quatro validam o campeonato).