Kako e Valéria treinam com técnico francês da Nacra 17

CapaN17

O sonho dos velejadores Marcos Pinto Ribeiro e Valéria Fabiano de competirem na Olimpíada do Rio 2016 ganhou um reforço com a vinda do técnico francês Alban Rossollin que assumiu a preparação técnica da dupla da classe Nacra 17, do Veleiros do Sul. Alban treinará com eles até o final do ano ou ainda mais tempo, conforme os resultados aparecerem. Marcos e Valéria tem um objetivo definido para esta fase que é conseguir a classificação para a Equipe Brasileira Olímpica de 2015, que será definida na II Copa Brasil de Vela 2014, de 13 a 20 de dezembro, em Niterói.

Nacrafrances1

“Esse é o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos. É importante contarmos neste momento com o trabalho do Alban, um velejador e técnico de reconhecida experiência em multicascos. Além do treinamento ele também nos ajuda na regulagem do barco,” diz Caco Ribeiro.

Alban Rossollin, 34 anos, foi consultor da Federação Francesa de Vela para a classe Nacra 17, vice-campeão mundial de Hobie Cat 16 em 2006 e campeão europeu de 2007. Integrou a equipe de Michel Desjoyeaux, o Team Foncia, dos super trimarãs da classe MOD70S, no qual correu a regata transoceânica, entre a França e os Estados Unidos, a Krys Ocean Race de 2012, entre outras. Ele é casado com uma brasileira e está no País há cinco meses.

Nacrafrances2

“O meu trabalho visa buscar uma preparação que melhor se adapte a eles, pois não há uma só maneira de velejar no Nacra 17. Os velejadores brasileiros são muito motivados, mas as tripulações treinam isoladas e não contam com apoio como na França, por exemplo, onde as equipes recebem dinheiro nas suas campanhas olímpicas”, conta Alban.

Kako e Valéria montaram uma agenda de treinamento semanal no Clube e motivação para essa dupla é o que não falta. Seja velejando na água ou em terra mexendo no barco para conseguir tirar um melhor desempenho, eles sabem que os sonhos podem se tornar realidade. Além de deles, o Veleiros do Sul conta com outra dupla na Nacra 17 formada por Samuel Albrecht e Geórgia Silva, que integra a Equipe Brasileira Olímpica de 2014.