Troféu Seival terá a estreia nacional do Skipper Mini 6.5

Mini 6.5.capa

O primeiro veleiro da classe internacional Mini 6.5 Transat fabricado no Brasil fará sua estreia nacional na mais tradicional regata da classe oceano gaúcha, o Troféu Seival, que largará no sábado (20) em Porto Alegre. O barco será tripulado pelo velejador Nelson Ilha e Maurano Castilhos, do estaleiro Skipper, fabricante do veleiro de 21 pés. A regata promovida há 44 anos pelo Veleiros do Sul é de 70 milhas de distância com percurso pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Será um bom teste para o Mini 6.5 porque nesta época do ano predomina ventos fortes na Lagoa dos Patos.

Maurano e Nelson.Bjpg

Nós iremos correr na classe livre e será o primeiro teste do barco em uma regata longa. Tivemos a oportunidade de velejar com o projetista do Mini 6.5, Nestor Volker e com o velejador baiano Kan Chu, que participou da Mini Transat em 2011 e eles deram várias dicas importantes”, contou Nelson Ilha.
O estaleiro Skipper é o pioneiro no Brasil na fabricação dessa classe que integra a regata internacional Transat 6.50 (MiniTransat), criada em 1977 para velejadores solitários que larga da França e chega no Brasil, num desafio pelo Oceano Atlântico. Conforme Marion Castilhos, diretor do estaleiro, o barco será homologado na França e a classe registrada no Brasil. “Quando sair a homologação o qualifying para a MiniTransat poderá ser feito em nosso País. Os velejadores não precisarão ir várias vezes à França para correr as regatas classificatórias,” diz Marion.

Mini 6.5.Bjpg

A etapa final do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano começa no sábado, dia 20, com a realização das regatas longas: o 44° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 70 milhas e ainda a 25ª Regata Farroupilha para as classes BRA-RGS e Microtoner 19, de percurso menor, cerca de 40 milhas. O Circuito Conesul tem o apoio da Delta Yachts.

MiniTransatreino