Gaúchos enfrentam a falta de vento no Mundial de Vela da Isaf

dia1 p

Nesta terça-feira (16) teve o retorno do vento (ainda que fraco) ao Mundial da Isaf (Federação Internacional), em Santander e os gaúchos do Veleiros do Sul voltaram à raia espanhola na disputa que reúne a nata da vela Olímpica. Na segunda-feira, a falta de vento impossibilitou a realização das regatas.

A classe Nacra finalmente fez a sua estreia. Com a divisão em duas flotilhas, os gaúchos Samuel Albrecht e Georgia Silva ficaram na flotilha azul correram só uma regata e ficaram no 61º lugar. A flotilha amarela, que pode realizar duas regatas, conta com os cariocas João Bulhoes e Juliana Mota que terminaram o dia na 20ª colocação geral. Veja os resultados parciais.

nacra-dia1

"Finalmente conseguimos estrear, mas acabamos não indo tão bem na única regata do dia. A condição estava bastante complicada com o vento variando muito de direção e intensidade", relatou Samuca que conta com o patrocínio da Wind Brasil.

No 470 masculino, Geison Mendes e Gustavo Thiesen são os melhores brasileiros, na 58ª colocação geral. Os gaúchos estão na flotilha azul que correu uma única regata nesta terça. Os bicampeões sul-americanos que contam com patrocínio de Corsan, Banrisul e apoio de Fallgatter e Vipal, chegaram em 14º lugar na disputa após muita espera pelo vento.

"Ontem passamos cinco horas na água e nao fizemos nenhuma regata. Hoje foram nove horas para disputarmos apenas uma. Acho que em todas as classes as regatas estão bem difíceis. O vento muda de direção constantemente e fica difícil prever o que vai acontecer", disse Geison. 

Os cariocas Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão em 64º e a outra dupla gaúcha, os estreantes Tiago Brito e
Andrei Kneipp (Clube dos Jangadeiros) estão no 68º lugar, todos na mesma flotilha azul, com uma regata a menos que a flotilha amarela. Nesta quarta-feira (17) as duplas do 470 masculino irão correr as últimas regatas qualificatórias antes de dividirem as flotilhas em ouro e prata. Veja os resultados parciais.

No 470 Feminino, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (Clube dos Jangadeiros) estão na 14º colocação e as cariocas Renata Decnop e Isabel Swan estão em 21º lugar.

As duplas são integrantes da Equipe Brasileira de Vela e correm com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


Santander 2014 ISAF