Gustavo Thiesen fala sobre a preparação da dupla do 470 para o Mundial da ISAF

GG-Corsancapa

O Campeonato Mundial de Vela (ISAF World Sailing Championship) abriu na segunda-feira em Santander na Espanha. Os velejadores já estão medindo todo o equipamento e se concentrando para o início das regatas. Os primeiros a irem para a água serão as classes Laser Radial e Laser Standard, no dia 12, sexta-feira, com Robert Scheidt, Bruno Fontes, Alex Veeren, Fernanda Decnop, Tina Boabaid e Odile Ginaid.

O evento mais importante do ano para os velejadores olímpicos terá a participação das duplas do Veleiros do Sul: Geison Mendes e Gustavo Thiesen no 470 masculino e Samuel Albrecht e Geórgia Silva na Nacra 17. Para a 470, as regatas iniciam no dia 14, domingo.

“Dias atrás corremos um campeonato, o Coach regata e depois voltemos a treinar. Ontem e hoje corremos mais seis regatas preparatórias, organizadas pelos técnicos aqui. Com isso conseguimos pegar um bom ritmo de prova e partir de amanhã faremos mais alguns treinos para ajustes no barco e depois descansamos um dia antes de começar o Mundial.  Estamos contentes com as mudanças que fizemos no barco, isso nos deu confiança para velejarmos tranquilos. Esperamos fazer um bom campeonato”, diz Gustavo, proeiro da dupla que tem patrocínio de Corsan, Banrisul e apoio de Fallgatter e Vipal. 

Geison Gustavo-Corsan

Geison e Gustavo

Na Nacra 17, que tem regatas a partir de segunda-feira, Samuel e Geórgia disputam o segundo mundial da nova classe Olímpica. A dupla, que conta com o patrocínio da Wind Brasil, tem realizado a melhor campanha entre os brasileiros para a vaga olímpica na classe.

aquece1 m

Samuca e Georgia

O Mundial Olímpico ISAF vai até o dia 21. Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D (http://bit.ly/1p3FCHe)  e 3D (http://bit.ly/1COkgrT) e torcer para a equipe brasileira.

Em todo ciclo olímpico a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007 ele foi realizado em Cascais, Portugal, e em 2011 em Perth, na Austrália. Para este ciclo a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

Ao todo são esperados mais de 1400 atletas, de 80 países, e aqueles que não conseguirem se classificar terão ainda os mundiais das classes do ano que vem para tentar a tão sonhada vaga.

A delegação brasileira disputa o Mundial da Isaf com o apoio da CBVela, do COB e do Ministério do Esporte. A CBVela tem patrocínio oficial do Bradesco, apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com a Slam como fornecedora oficial.

Confira a delegação brasileira no Mundial:

Laser

Robert Sheidt

Bruno Fontes

Alex Veeren

Radial

Fernanda Decnop

Odile Gnaid

Maria Cristina Boabaid

Finn

Jorge Zarif

RSX M

Ricardo Santos

Albert Carvalho

Gabriel Bastos

RSX W

Patricia Freitas

Bruna Martinelli

470 W

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan

Renata Decnop e Isabel Swan

470 M

Henrique Haddad e Bruno Bethlem

Geison Mendes e Gustavo Thiessen

Tiago Brito e Andrei Kneipp

49er

Dante Bianchi e Thomas Lowbeer

Marco Grael e Gabriel Borges

FX

Martine Grael e Kahena Kunze

Juliana Senfft e Gabriela Nicolino

Nacra

Samuel Albrecht e Geórgia Rodrigues

João Bulhões e Juliana Mota