Regata dos 50 anos do Colégio João XXIII reuniu alunos e velejadores no Guaíba
Um dia de vela e contato com o Guaíba marcou o encerramento das comemorações do cinquentenário do Colégio João XXIII com atividades no Veleiros do Sul. A programação feita pela Escola de Vela Minuano foi intensa e cativou as crianças do João XXIII que vieram acompanhadas dos seus pais. O evento realizado na agradável tarde deste domingo reuniu alunos que nunca tinham navegado e velejadores infantis da EVM. Além de uma regata da Federação de Vela do Estado do RS (Fevers).
A programação iniciou com a apresentação do roteiro de atividades pelo coordenador da Escola de Vela, Cássio do Canto. Depois as crianças foram divididas em vários grupos de três integrantes para velejarem junto com os instrutores nos barcos Elliott 6M, classe que foi olímpica nos Jogos de Londres em 2012. No final elas estavam felizes por terem experimentado a sensação de navegar impulsionado pelo vento. Os pais acompanharam da orla do Clube os barcos velejarem pela baía do Cristal.
O comodoro Cícero Hartmann, do Veleiros do Sul, foi um dos timoneiros dos barcos e comentou que recebeu um abraço e beijo de uma menininha ao final da velejada . “É muito especial receber esse carinho”, comentou Cícero. O evento foi uma comemoração para as duas entidades, os 50 anos do João XX III e os 80 do Veleiros do Sul que ocorrerá em dezembro. O comodoro contou que no final de 2013 surgiu essa ideia e logo sentiram a importancia de aproximar a vela com as escolas.
“O nosso associado José Inácio Azambuja nos apresentou a sugestão e a partir dela começamos a estreitar os contatos e escolhermos no calendário da FEVERS uma regata de Optimist para ser comemorativa da data. Foi muito bacana porque esse é um desejo nosso, de despertar nas crianças o encantamento pela vela, um esporte que também ajuda na formação de suas personalidades, vida social e de também aproximar os colégios com o clube”, comentou Cícero.
Além dos alunos e pais do Colégio João XXIII, esteve presentes as professoras Anelori Lange, Direção Geral, e Maria Tereza Coelho da Vice-direção. A representante do João XXIII, Maria Tereza falou no final sobre a importância daquele evento e como professora de física, disse “que compreendia bem o quanto a vela pode contribuir para o entendimento dos alunos com relação à natureza”. Ao término do evento ocorreu um coquetel com entrega de prêmios para as crianças que participaram das velejadas, para a turma infantil da Escola de Vela Minuano que correu uma regata interna e para os velejadores das flotilhas da classe Optimist que disputaram as regatas no sábado e domingo válidas pelo ranking da Federação de Vela do Estado do RS. Os vencedores na geral veteranos foi Tiago Quevedo (VDS) e na Estreante Gabriel Simões (CDJ). No total do evento participaram 65 crianças.
Veja todas as fotos aqui:
Os resultados completos da Regata dos 50 anos do Colégio João XXIII aqui
Resultados da Regata Interna da EVM
1º Erik Matos
2º Pedro Amine
3º Leonardo Caminha
4º Alexandre Becker
5º Germano Becker
6º Guilherme Becker
7º Luan Martins