Começam as definições no Mundial Universitário de Match Race

capamatchUNI

Classificou para as semifinais, a equipe japonesa na categoria Open e britânicos para a categoria Feminina. Permanece aberto todas as outras qualificações.

Com assessoria do evento - Paola Malcotti

Pelo Brasil, no masculino, o barco BRA, comandado por Philipp Grotchmann, com tripulação do VDS, tem duas vitórias (ITA2 e GBR) em oito matches. No feminino, a BRA1 de Juliana Mota venceu três de seis matches disputados, e a BRA2, de Marina Jardim, com Mariana Gliesch do VDS na equipe, disputou sete matches e venceu um.

PIPO mundial match
Equipe do VDS que representa o Brasil no Mundial na Itália

Depois de três dias de competição, que contaram com a realização de 102 matches de 109 previstas no programa para a fase eliminatória (que terminará amanhã), começam a ser delineados os cenários do que serão as competições nos próximos dias e as equipes favoritas que passarão diretamente para as quartas-de-final desta 7 ª edição do Campeonato Mundial de Match Race Universitário, no Lago Ledro, Itália.

Na categoria Open, a equipe japonesa liderada por Kohei Ichikawa, tem 8 pontos e uma regata ainda a percorrer, já pode ser considerada classificada entre aquelas que passarão a próxima etapa. Amanhá será decidido o destino do time ITA1, no comando de Valerio Galati, e os EUA (Nevin Snow), empatados com 7 pontos cada, e a tripulação favorita do AUS1 (Samuel Gilmour), com 6 pontos marcados até agora e uma regata ainda por correr.

A categoria Feminina definirá as equipes que nos próximos dias se enfrentarão no segundo round-robin para o 5 º, 6 º, 7 º e 8 º lugar na classificação, ou seja, as equipes; ITA liderada por Federica Wetzl (3 pontos), AUS1, de Tara McCall (2 pontos), AUS2, de Kathleen Stroinovsky (1 ponto) e Bra2, Marina Jardim Cardia (1 ponto). A tripulação de Annabel Vose, da Grã-Bretanha, também está praticamente classificada com 7 vitórias em 7 matches.

Hoje foram disputadas 27 regatas do primeiro round robin (22 para a categoria Open e 5 para mulheres), começou no final da manhã com o confronto espetacular e emocionante entre as equipes femininas de Cingapura e Grã-Bretanha: a poucos minutos após a partida, houve a penalidade contra a equipe britânica, que conseguiu se recuper somente nas proximidades da linha de chegada, deixando um gosto amargo para as asiáticas que contavam com a vitória antecipada.

As condições meteorológicas foram boas, com ventos rondados de Oeste entre 6 -7 nós, registrados no início do dia; depois caiu até parar a competição e retornou com 15-16, nós que permitiu completar o programa do dia.