Kako e Valéria seguem firmes nos treinos na Nacra 17

kakoval p
Após a participação no Campeonato Brasileiro de Nacra 17, onde ficaram em terceiro lugar, a dupla do Veleiros do Sul Marcos Pinto Ribeiro e Valéria Fabiano segue a rotina de treinos na classe olímpica.
 
O campeonato ocorreu no início de maio em Brasília. "A expectativa de barcos para Brasília era boa, mas na última hora três barcos deixaram de participar. Ficou muito em cima para as tripulações que voltaram do Exterior e a distância também foi um problema. Então a quantidade de barcos foi pequena. Esse é um problema da maioria das classes olímpicas no Brasil onde, tirando a Laser, são poucos que velejam", disse Caco.
 
kakoval m
 
Contudo a participação foi importante para os gaúchos. "Nossa participação foi muito positiva, foi uma espécie de "treino de luxo". Como não temos condições de correr os campeonatos no Exterior e nem de velejar com as outras equipes no Rio de Janeiro, era a oportunidade que tínhamos de correr com mais barcos, principalmente com o Clínio e Cacau, tripulação campeã sul-americana da classe", falou o timoneiro.
 
A dupla, que segue na busca de um patrocínio para a campanha olímpica, não descuida dos treinos. "Nós conseguimos evoluir muito, tanto em velocidade do barco, como em manobras. Fizemos regatas muito boas no Brasileiro, andamos na frente por diversas vezes e o saldo final foi muito bom. O caminho é longo. Temos muito o que avançar ainda, mas é justamente isso que nos deixa motivados", avaliou Kako.
 
Os treinos são fundamentais para Kako e Valéria. "Não conseguimos treinar tanto quanto queremos, por não sermos profissionais. Mas estamos nos dedicando ao máximo, treinando todos os finais de semana e tentando participar do maior número de campeonatos possível. Essa é a ideia", planeja o velejador.