Equipe Don’t Let me Down é bicampeã Sul-americana de Soling
Com uma vitória tranquila na última regata, a tripulação do barco Don’t Let me Down formada por Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard conquistou o título do Campeonato Sul-americano da classe Soling encerrado neste domingo em Porto Alegre. Além dos campeões, o Veleiros do Sul ainda completou o pódio com a equipe do Bossa Nova, de George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Lúcio Pinto Ribeiro, segunda colocada, e a Equilibrium, de Nelson Ilha, Gustavo Ilha e Carlo De Leo.
O Don’t Let me Down começou e terminou bem o campeonato. Teve um dia ruim no sábado, caiu na classificação, mas hoje se recuperou e voltou ao topo. Ao comemorar mais um título de Soling, Cícero disse que sua tripulação velejou bem durante toda a competição, praticamente sem erros e sem estresse. “Tivemos apenas um incidente no segundo dia, quando forcei uma passagem na terceira regata, fui protestado pelo Bossa Nova e acabei desclassificado da prova. Mas hoje tudo correu tranquilo”, comentou o comandante.
O Don’t Let me Down fechou o campeonato de maneira impecável, ao vencer a última regata por boa diferença à frente da flotilha. Essa foi a segunda vez que a equipe do comandante Cícero Hartmann venceu o Sul-americano, a primeira ocorreu em 2010.
O timoneiro George Nehm, vice-campeão, achou o campeonato muito disputado. “As tripulações estavam muito parelhas, mas realmente o Cícero se sobressaiu entre os competidores”. O Sul-americano teve a participação do timoneiro canadense Peter Hall, bicampeão mundial de Soling (2011 e 2012). Ele velejou com os velejadores gaúchos Marcus Silva e Régis Silva. Peter chegou a liderar o campeonato, mas terminou em quinto lugar. Ele veio a convite de Nelson Ilha e elogiou muito a flotilha do Brasil por ser muito consistente. “É difícil velejar contra uns timoneiros aqui” disse Peter na cerimônia de premiação e agradeceu muito a hospitalidade.
No total foram realizadas sete regatas, as três últimas ocorreram neste domingo no Guaíba, com vento sul/sudeste na intensidade média de 12 nós. O Campeonato Sul-americano de Soling teve o apoio da Fundergs e contou com a participação de 13 barcos do Brasil, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Confira aqui a súmula final.