Regatas do Sul-americano de Soling começam amanhã com a participação de estrangeiros

fome m

O Campeonato Sul-americano da classe Soling começa nesta sexta-feira no Veleiros do Sul. A competição contará com a participação de 15 barcos do Brasil e Argentina, mas terá ainda representantes da América do Norte. O canadense bicampeão mundial (2011 e 2012) Peter Hall também estará na raia do Guaíba e comandará a tripulação ‘Fome de Quê’, de nacionalidade mista com os gaúchos Marcus Silva e Régis Silva.

fome m

 

“Nosso maior desafio será a comunicação da tripulação, já que eu não falo português, nem Marcos e Regis falam inglês. Fiz alguns lembretes em papel impermeável e colei no barco para emergências”, diverte-se Peter, que não pode trazer a sua tripulação, mas veio com muita vontade de conhecer Porto Alegre e velejar na raia gaúcha. Peter já veio algumas vezes ao país, a primeira em 1978 para um mundial da classe, mas essa é a sua primeira vez na Capital gaúcha, onde estranhou um pouco a temperatura. "Lá em Montreal, minha cidade no Canadá, há seis semanas temos temperatura abaixo dos 20 graus negativos. Aqui, me parece, está um pouco diferente", disse o canadense. Pronto para a disputa também está o timoneiro norte-americano Matias Colins que chegou nesta quinta-feira a Capital.

trad m

As medições iniciaram nesta quinta-feira e vão até a manhã de sexta. Na competição, a tripulação gaúcha tetracampeã Sul-americana de George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Lúcio Pinto Ribeiro defende o título conquistado no ano anterior em Buenos Aires. A programação do Sul-americano prevê a disputa de sete regatas em três dias, a partir de sexta-feira, com largadas a partir das 13 horas na sexta e 12h no sábado e no domingo, dia da final.