Técnica da CBVM destaca a vinda dos Elliotts para o Núcleo do VDS

elliott_p1

“Um divisor de águas para a vela feminina olímpica brasileira”, assim definiu a técnica da Confederação Brasileira de Vela e Motor, Martha Rocha, sobre a chegada dos barcos da classe Elliott no Veleiros do Sul. Ela veio do Rio para Porto Alegre para acompanhar a montagem dos barcos que chegaram no dia 7 no clube.

Martinha diz que por ser uma classe bem diferente das demais existentes no Brasil, era difícil para as velejadoras se adaptarem a estes barcos quando iam competir no exterior devido ao pouco contato com eles. Mas a partir de agora essa situação vai mudar. “As meninas poderão treinar bem as técnicas do Elliott e certamente isso vai melhorar nossa performance”, comenta Martha, que não esconde seu entusiasmo com essa nova realidade.

 

elliott_m

Paulo Ribeiro e Martha Rocha

Os barcos Elliott serão usados nas regatas de match race feminino nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. No entanto Martinha já está projetando o futuro da classe para mais adiante. “Neste primeiro momento são as sul-americanas que desejam treinar aqui, mas para a Olimpíada de 2016 no Rio velejadoras de todo mundo vão querer vir para o Brasil para treinarem com nossas equipes, já que trazer um barco próprio é muito caro.”

A técnica da CBVM ressalta a vinda dos Elliotts também como um desafio motivador para todos os envolvidos com o esporte da vela. “Hoje o Veleiros do Sul possui uma estrutura que nenhum outro clube náutico no Brasil dispõe. Isso mostra para os demais que é preciso uma modernização, nenhum clube conta com dinheiro próprio para estes investimentos. Os clubes devem montar projetos como o VDS e buscar os incentivos necessários para o desenvolvimento do esporte da vela.”

E não é só o aspecto material dos projetos, mas também o envolvimento de pessoas. A Confederação, diz Martinha, ficou contente em contar com o trabalho do velejador Paulo Lemos Ribeiro no processo de montagem dos barcos em Porto Alegre. “Nós o indicamos porque apesar de jovem é competente e engajado naquilo que faz. Assim como o Geison Mendes que será o gerente técnico esportivo do Núcleo do VDS.”

O Núcleo de Vela de Alto Rendimento do Veleiros do Sul receberá entre os dias 2 e 5 de fevereiro a técnica norte-americana Sally Barkow, bicampeã mundial de match race, para uma clínica de vela. “Será para convidadas porque o nível olímpico exige velejadoras experientes e que pretendem fazer campanha para 2012”. No entanto o Núcleo de Vela está aceitando inscrições de velejadoras que desejam participar do programa de treinos.