Classe Soling Internacional

A classe Soling possui grande tradição no iatismo internacional. O projeto do barco concebido em 1965 na Noruega ganhou logo adeptos em todo o mundo. Atualmente está em 41 países em seis continentes. O soling foi barco olímpico entre 1972 e 2000. No Brasil a classe se desenvolveu a partir da década de 1970 e foi a responsável por grandes conquistas para a vela do nosso País, como a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles em 1984.

SB20

Por esta classe também passaram vários iatistas brasileiros que se destacaram internacionalmente, como medalhistas olímpicos, ou campeões mundiais em outras classes, entre os quais, Ronald Senft, Lars Grael, Alan Adler, Eduardo Penido. A classe Soling também foi à introdutora do Match Race nas Olimpíadas. É uma modalidade de regata conhecida mundial pela América’s Cup, onde há uma disputa direta apenas entre dois barcos na raia.

cruzeiro_1

O torneio mais famoso de Match Race da Classe Soling é o Troféu Infanta Cristina realizado na Espanha com a participação de tripulações de todo o mundo. A Federação Internacional de Vela (ISAF) criou um ranking mundial para esta modalidade. A Classe Soling também se destaca por algumas peculiaridades, o barco é para três tripulantes e é uma das poucas classes do iatismo que mescla velejadores jovens e de mais idade, acima dos 40 anos. No Brasil a classe soling é atuante e todo ano promove campeonatos nacionais e regionais.