Brasileiro Match Race: Divisão das mulheres foi competitiva no primeiro dia

18/12/09

A divisão feminina do Brasileiro de Match Race iniciou nesta sexta-feira no Veleiros do Sul, em Porto Alegre com a participação de sete equipes, de Brasília, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A programação das regatas começou às 10 horas, mas teve três paralisações devido ao vento inconstante que mudou várias vezes de posição. À tarde as condições melhoraram com a entrada do vento leste de intensidade média de 10 nós.

bra_matchrace_fem4

A primeira regata das mulheres foi entre a as equipes da carioca Renata Decnop e Rossana Ramos, de Brasília. A vantagem na primeira volta foi da Decnop, mas Ramos conseguiu ultrapassar a sua adversária e ganhou o match. Já a campeã sul-americana de match race, Juliana Motta, do RJ, pegou pela frente a novata Anelize Caminha (RS) e não teve dificuldade para chegar em primeiro. Ela teve o melhor aproveitamento do dia, ao obter três vitórias em três regatas.

bra_matchrace_fem5

A equipe de Juliana Senfft, de Niterói perdeu os dois primeiros confrontos, para Raquel Aimone, de Brasília, e para a gaúcha Martha Rocha. No match entre Sefft e Rocha, a gaúcha viu que o leme do barco rachou no primeiro contravento e tomou todo cuidado para não quebrar de vez, mas ao manobrar na bóia o leme se partiu, deixando a timoneira apenas com um pequeno pedaço, dificultando a dirigibilidade do veleiro.

Mas na bóia seguinte a timoneira do RJ cometeu um erro ao não dar espaço para a Rocha manobrar, sofreu um pênalti e como saiu favorecida teve que pagar na hora, dando a chance para a gaúcha abrir uma diferença e vencer.

bra_matchrace_fem6

A primeira fase das mulheres conta com 21 regatas que encerrarão neste sábado. Depois será a disputa da semifinal e final. No sábado será também a vez dos homens entrarem na raia. A divisão Open conta com sete timoneiros: Marco Grael (RJ), Ricardo Lobato (RJ), Nelson Ilha (RS), Cícero Hartmann (RS), Samuel Albrecht (RS) Henrique Dias (RS) e Felipe Echenique (SP). A competição começará às 10 horas. O Brasiliero de Match Race está classificado como competição de Grau 3 pela Federação Internacional de Vela (ISAF) e conta com equipes de Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.