Mundial de Soling: Velejador alemão chega ao Veleiros do Sul

O velejador alemão Roman Koch chegou nesta quarta-feira (27) ao Veleiros do Sul para participar das próximas duas competições da classe Soling que serão realizadas no clube: o Troféu Amizade, que começa neste sábado (30) e vai até a terça-feira e do Campeonato Mundial de Soling. Ex-campeão mundial da classe em 2005, e com larga experiência em competições em todo o mundo, o atleta foi nomeado como Liason Officer da classe soling (encarregado de mediar as relações entre os iatistas e organizadores do campeonato). Esta é a primeira vez que o velejador vem ao país e ele conta que já se sente em casa com a boa receptividade que está tendo.

roman_koch

Koch aguarda a chegada dos outros integrantes da equipe — o seu irmão, Maxl Koch, 50 anos, e Gregor Bornemann, 40 anos — que com ele tentará garantir mais um campeonato mundial: “Espero o melhor para este campeonato. Dele participarão grandes velejadores que realmente virão para brigar pelo título, não há favoritos”. Além da equipe alemã, a disputa terá competidores de Brasil, Estados Unidos e Argentina.

A classe Soling internacional realizará pela terceira vez um campeonato mundial no Brasil. O primeiro foi no Rio de Janeiro em 1978 com a vitória dos brasileiros Gastão Brun, Vicente Brun e Roberto Martins. A segunda vez aconteceu em 2004 no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. O título ficou com os argentinos Gustavo Warburg, Hernan Celedoni e Maximo Smith.

Em 2010 o Veleiros do Sul volta a sediar o Mundial, entre os dias 7 e 12 de fevereiro. A categoria se destaca por algumas peculiaridades: até três pessoas podem integrar a tripulação, além de ser uma das poucas classes do iatismo que mescla velejadores jovens e de mais idade, acima dos 40 anos.