CLASSE SOLING: Pela terceira vez o Mundial será no Brasil

A classe Soling internacional realizará pela terceira vez o seu campeonato mundial no Brasil. O primeiro foi no Rio de Janeiro em 1978 com a vitória dos brasileiros Gastão Brun, Vicente Brun e Roberto Martins. A segunda vez aconteceu em 2004 no Veleiros do Sul em Porto Alegre. O título ficou com os argentinos Gustavo Warburg, Hernan Celedoni e Maximo Smith. E em 2010 o Veleiros do Sul volta a ser a sede do Mundial, entre os dias 7 e 12 de fevereiro.

A classe Soling possui grande tradição no iatismo internacional. O projeto do barco concebido em 1965 na Noruega ganhou logo adeptos em todo o mundo. Atualmente está presente em 41 países em seis continentes. O soling foi barco olímpico entre 1972 e 2000. Torben Grael, Daniel Adler e Ronaldo Senft conquistaram para o Brasil a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 1984.

A classe Soling também foi à introdutora do Match Race nas Olimpíadas. É uma modalidade de regata conhecida mundial pela América’s Cup, onde há uma disputa direta apenas entre dois barcos na raia. Foi por intermédio do soling que muitos velejadores terminaram sendo especialistas neste tipo de competição. O torneio mais famoso era o Mundial de Match Race, o Troféu Infanta Cristina realizado anualmente de 1995 até 2000 na Espanha, com a participação das melhores tripulações de Soling do mundo.

Atualmente o Veleiros do Sul conta a maior parte da flotilha nacional. Suas tripulações são presenças constantes nos campeonatos mundiais nos últimos anos. Em 2007 tiveram em desempenho espetacular. O trio formado por George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Lucio Pinto Ribeiro venceu o Mundial em Buenos Aires e na vice-colocação ficaram Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard.

A Classe Soling também se destaca por algumas peculiaridades particulares, o barco é para três tripulantes e é uma das poucas classes do iatismo que mescla velejadores jovens e de mais idade, acima dos 40 anos.

Títulos mundiais conquistados pelo Brasil

1978 (Brasil) - Gastão Brun, Vicente Brun e Roberto Martins

1981 (Itália) – Gastão Brun, Vicente Brun e Steven Bakker

2007 (Argentina) - George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Lucio Pinto Ribeiro