Alemanha conquista o título Mundial de Soling

Os alemães Roman Koch, Maxl Koch e Gregor Bornemann conquistaram o título do Campeonato Mundial da classe Soling que encerrou nesta sexta-feira no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Na segunda colocação ficaram os argentinos Gustavo Warburg, Hernan Celedoni e Maximo Smith. Os brasileiros Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard obtiveram o terceiro lugar.

ultimaregata4

ultimaregata2

ultimaregata3

Os velejadores alemães comemoraram com gritos e abraços ao cruzarem a linha de chegada em primeiro lugar na última regata. E também festejavam a entrada no seleto grupo dos bicampeões mundiais de Soling. Desde o início eles mostraram muita consistência na raia, se mantiveram da frente na classificação geral durante toda a competição. As quatro vitórias obtidas nas nove regatas disputadas foram fundamentais para chegarem ao título.

ultimaregata5

"Foi um campeonato incrível. Principalmente esta última regata. Hoje tivemos boas condições de navegação, com um vento perfeito, tudo ajudou. A disputa foi bastante técnica, em muitos momentos estivemos lado a lado com a tripulação do Gustavo. A vitória aconteceu por detalhes, acredito que fomos precisos e acertamos mais. Contamos sim com a sorte, mas quando você trabalha bem, a sorte te ajuda, assim, estivemos com ela", disse o bicampeão mundial Roman Koch, de 52 anos.

Nesta sexta-feira houve apenas uma regata e como era esperado foi uma disputa particular entre as equipes da Alemanha e da Argentina. Desde a largada os barcos deles ficaram lado a lado. Os campeões mundiais mostraram o controle da regata e velejaram de maneira bem calculada. Já Warburg viu adiada a oportunidade de se tornar tricampeão mundial de Soling.

ultimaregata1

“No começo tivemos uma desclassificação e isso nos forçou a sermos mais cautelosos, sem podermos arriscar nas regatas. Koch é um bom velejador e soube aproveitar melhor as oportunidades. Tivemos uma competição de excelente nível. Na última regata ele nos marcou e não pudemos fazer muita coisa”, disse Warburg, campeão mundial em 2001 e 2004.

Brasileiros: Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard terminaram em terceiro lugar na competição e foram os mais regulares das tripulações brasileiras. “Chegamos até a final com uma pequena chance de ganhar o título, mas sabíamos que seria muito difícil. A gente se preparou psicologicamente e também com novos equipamentos para o barco. Com o recurso do Bolsa Atleta nós compramos velas novas e melhoramos o barco. Isso nos ajudou no Mundial. O Campeonato mostrou velejadores bem qualificados”. Acho que faltou um pouco de ousadia de nossa parte em certas regatas. Mas no âmbito geral foi bom, falou Cícero, vice-campeão mundial em 2007.

ultimaregata

Nesta sexta-feira o vento foi de direção sul na intensidade de 20 km/h. Os três primeiros colocados na regata foram os mesmos que ficaram na classificação geral. O Campeonato Mundial de Soling contou com a participação de 20 tripulações de Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido.

Festa de encerramento: À noite, os velejadores e convidados foram recebidos para a cerimônia de premiação que ocorreu ao ar livre, diante da marina do Clube. O bicampeão mundial e vice-presidente da classe Soling Internacional, Roman Koch agradeceu à acolhida do VDS, citando que este foi um dos melhores campeonatos entre os quais participou em 40 anos de competições. Em seguida, o comodoro Augusto Cesar Streppel falou sobre a satisfação de ter sediado mais um mundial, e agradeceu aos velejadores que competiram e aos associados que contribuíram para o sucesso do evento. Foram entregues troféus às cinco melhores tripulações do campeonato, além de cinco prêmios especiais. Um jantar deu o mundial por encerrado.

premiosite1

premiosite2

premiosite3

Classificação final dos cinco primeiros colocados

1º Roman Koch/Maxl Koch/Gregor Bornemann (GER 300) - 21 pontos

2º Gustavo Warburg/Hernan Caledoni/Maximo Smith (ARG 32) – 25 pontos

3º Cícero Hartmann/Flávio Quevedo/André Renard (BRA 09) - 33 pontos

4º Daniel Glomb/André Gick/Geison Mendes (BRA 86) – 39 pontos

5º Guilherme Roth/Carlos Trein/Roger Lamb (BRA 73) – 43 pontos

Premiação especial

Prêmio especial de agradecimento: comandante Niels Charles Peter Rump - barco Haithabu

José Lúcio Glomb Trophy (tripulação sul-americana melhor colocada)
Gustavo Warburg, Hernan Celedoni e Máximo Smith

Paul Elvstom Trophy (timoneiro melhor colocado com 28 anos ou menos)
Kadu Bergenthal

Geert Bakker Trophy (prêmio pela contribuição à classe Soling)
Marcos Pinto Ribeiro

KC1 Classic Trophy (barco melhor colocado construído antes de 1º de janeiro de 1980)
Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard

Categoria Master
Roman Koch, Maxl Koch, Gregor Bornemann