Mundial de Soling: Primeiro dia foi equilibrado entre os competidores
A disputa pelo título Mundial da classe Soling começou nesta segunda-feira no Veleiros do Sul,
O fato do Mundial contar com três tripulações campeãs mundiais: Koch em 2005, Nehm em 2007, e Warburg em 2001 e 2004 não há favoritos. Para o timoneiro gaúcho George Nehm isso não demonstra nada e prevê um campeonato difícil. “Tem gente boa e experiente, como o Glomb e o Cícero, o Mundial não se resume a três tripulações. Basta uma vitória numa regata e o cara já fica na frente”, ele pondera.
Sobre as regatas do primeiro dia, Nehm conta que as constantes rondadas dos ventos foram um desafio para todos os competidores. “No último contravento da segunda regata vínhamos na frente, erramos a bóia e terminamos em quarto lugar”, lamentou. Nesta regata de barlasota, a Comissão precisou alterar o percurso nas seis pernas devido à rondada de vento que variou de norte para oeste. A tripulação gaúcha de Guilherme Roth, Carlos Trein e Roger Lamb, vencedora da primeira regata também se deu mal, vinha em terceiro lugar e acabou em 14º.
Já o comandante Nelson Ilha parece estar sem sorte neste início de campeonato. Na regata de abertura de segunda-feira naufragou o seu barco, mas conseguiu recuperá-lo. E hoje uma batida na proa do seu barco abriu um buraco que vai precisar reparos.
O dia foi de tempo instável com céu nublado e a intensidade do vento variou de
Classificação geral provisória
1º - Roman Koch - Maxl Koch e Gregor Bornemann (GER) 5
2º - George Nehm - Marcos P. Ribeiro e Lucio P. Ribeiro (BRA) 6
3º - Daniel Glomb – André Gick e Geison Mendes (BRA) 11
4º - Cícero Hartmann – Flávio Quevedo e André Renard (BRA) 13
5 º - Guilherme Roth, Carlos Trein e Roger Lamb (BRA) 14