Thiago Splettstösser Ribas sobe ao pódio da Copa Veleiros em SC

03/04/10

Jeni Andrade — ICSC

As condições de tempo contribuíram para que a primeira etapa da Copa Veleiros de Monotipos se tornasse uma excelente opção de lazer e disputa para 50 velejadores que estiveram na raia de Jurerê nesta Sexta-feira da Paixão, em Florianópolis. O campeão brasileiro e catarinense de Laser, recentemente vice-campeão centro sul-americano de Standard e também dos Jogos Sul-americanos da Colômbia, Bruno Fontes, esteve lá e venceu: "Corri só uma das três regatas, mas já valeu como treino para a Semana da França, que é o meu próximo desafio", disse o velejador do Iate clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha (ICSC), organizador da Copa ao longo do ano.

thiagoOptiSC


Os atletas da Optimist aproveitaram este feriado de muito sol e ventos constantes de 15 a 18 nós (27 a 32 km/h) de nordeste para treinar para o Sul-brasileiro da classe, que acontecerá de 21 a 24 deste mês em Jurerê, e que será a seletiva para o mundial. Caso do gaúcho Thiago Splettstösser Ribas, do Veleiros do Sul de Porto Alegre: "Vim só para treinar. Fiquei sabendo em cima da hora que tinha uma competição e resolvi participar", falou o garoto de 12 anos de idade, que terminou sem querer no pódio, na terceira colocação.

Daniel Platt de Matos venceu, com Bruno Capella em segundo lugar na Optimist. Para Amanda Guedes, também de 12 anos e também treinando para a seletiva da classe, a tarde custou muito gelo: "Bati o joelho na última regata e está doendo demais", disse a velejadora do ICSC, 16a colocada que não se entregou às fortes dores e seguiu firme até o final da competição.

Além da Laser e da Optimist, a classe Snipe esteve bem representada nesta primeira etapa da Copa, com 13 duplas na água. Felipe Linhares e Piero Furlan venceram, seguidos por Diego Montautti e Henrique Back. O casal Ricardo Grassmann e Lisiane Geisler completaram o pódio em terceiro. Roberto Salles e Jorge Gaidsink, oitavos colocados, abandonaram a competição na última regata, quando uma peça do barco entortou com a força do vento. Outra dupla que também teve problemas e voltou mais cedo para terra foi Maurity Borges Júnior e Leandro Setubal, que tiveram o brandal de proa arrebentado na primeira largada.

thiagoOptiSC1

Incidentes à parte, a sexta-feira também foi de festa. Dois dias antes da Páscoa, os ovos de chocolate já circularam livremente por várias mãos e bocas. É que 21 alunos da Escola de Vela foram para a Ilha do Francês, a pouco mais de um quilômetro da sede oceânica do ICSC, e lá trocaram as guloseimas. "Virei meu barco na ida e cheguei lá de bote. Foi irado!" Contou Catarina Miguel, de 10 anos, enquanto devorava porções e porções de chocolate.

Confira os primeiros colocados desta primeira etapa da Copa Veleiros de Monotipos:

Optimist Veterano Masculino

1o- Daniel Platt de Matos
2o- Bruno Capella
3o- Thiago Ribas Splettstosser

Optimist Veterano Feminino

1o- Paola Berenhauser
2o- Bruna Medeiros
3o- Maria Luiza Rupp

Laser Standard

1o- Bruno Fontes
2o- Fabio Pinto da Luz

Laser Radial
1o- Nicolas Carabelli
2o- Maria Cristina Boabaid

Laser 4.7

1o- Bethina Hoffmann
2o- André Servaes

Snipe

1o- Felipe Linhares / Piero Furlan
2o- Diego Montautti / Henrique Back
3o- Ricardo Grassmann / Lisiane Geisler