É do Brasil o título sul-americano de Hobie 16
03/04/10 - Numa disputa digna de final de campeonato, os brasileiros Bernardo Arndt e Bruno Oliveira conquistaram o título Sul-Americano da Classe Hobie Cat 16, neste sábado no Veleiros do Sul
Bernardo e Bruno
Depois de lutar muito durante a competição, a dupla paulista viu se recompensada pelo esforço. A vitória veio até meio de surpresa. A última regata teve o encurtamento de percurso por causa da condição do vento que caiu muito de intensidade. Quando eles se aproximaram da bóia, imaginando que tinham ainda mais uma perna, se deram conta que já estavam na linha de chegada. Bem, aí foi só comemoração.
“Este título deu uma reanimada. Desde a barbaridade que fizeram com a gente no Pan-Americano do Rio em 2007, perdemos a motivação de competir na Hobie CatNa verdade não foi à última regata decisiva para a dupla paulista, mas a penúltima. A manhã deste sábado começou com vento norte de intensidade forte, esse fator já animou Bernardo e Bruno. Era um bom presságio. Eles venceram a primeira regata e ficaram empatados em pontos com os líderes argentinos. Na segunda prova os paulistas largaram escapados, voltaram e saíram atrás de toda flotilha. Eles conseguiram recuperar algumas posições, mas ainda estavam em sexto lugar.
Essa colocação dava o título aos argentinos, que lideravam a prova. Após a passagem da bóia de contravento na última perna. A maioria da flotilha preferiu ir para o lado esquerdo enquanto Bernardo ficou no lado direito por que se deu conta da aproximação de uma rajada. Foi a sua salvação. Ele cruzou a linha de chegada em segundo, logo depois dos argentinos, e apenas com um ponto atrás na classificação geral.
A última regata teve um desfecho inesperado para Bernardo e Bruno. Eles largaram bem e conseguiram abrir uma vantagem sobre os demais. Os irmãos argentinos vinham
"Por una cabeza" - Enquanto recolhiam as velas, os vice-campeões Lucas e Moira Gonzáles Smith avaliaram seu desempenho. A dupla se manteve bem posicionada na tabela liderando toda a competição, quadro que só se alterou no último dia.
"Ficamos muito contentes com esse resultado. Foi o primeiro sul-americano que disputamos no Hobie Cat e já obtivemos uma vice-liderança, sendo que o nosso objetivo era apenas chegar entre os cinco primeiros, foi fantástico. Lutamos bastante para manter uma regularidade, mas sabíamos que tínhamos bons adversários. Então, era de se esperar que as coisas ainda podiam mudar nestas últimas regatas", disse Lucas.
Lucas e Moira
"Avalio que foi um grande campeonato, sobretudo porque tivemos boas condições climáticas e bom vento. Creio que precisávamos de um pouco mais de treino para esta competição, talvez isto tenha nos prejudicado um pouco, mas ainda sim tivemos um desempenho satisfatório", reitera o timoneiro.
A dupla retorna para a Argentina neste domingo, onde Lucas Smith começa a se preparar para a etapa classificatória do mundial de F18 a ser disputado
O Sul-Americano serviu de seletiva de países para os Jogos Pan-Americanos de 2011. Como são três vagas Brasil, Argentina e Venezuela apenas formalizaram a classificação. Participaram 16 tripulações.
Veja a classificação completa. Clique aqui
Galeria de fotos. Clique aqui