Yachting Argentino destacou Regata Buenos Aires-Porto Alegre no VDS em 1964
Na década de 1960 o Veleiros do Sul se notabilizou na América do Sul pelas regatas oceânicas que promoveu entre Porto Buceo (Uruguai) - Porto Alegre e depois Buenos Aires - Porto Alegre. A revista Yachting Argentino, edição de abril de 1964 publicou na época um artigo do velejador e cartunista argentino “Hormiga Negra” sobre esta prova na qual ele participou. O autor do livro Nauticomio, contou com seu característico senso de humor as peripécias da regata.
Hormiga salientou alguns aspectos como o vento fraco e a difícil navegação na Lagoa dos Patos em contraponto a excelente organização do Veleiros do Sul. Uma tradição do Clube. Alguns trechos:
“...A Força Aérea Brasileira (FAB) aproveitou a ocasião para dar uma demonstração de sua eficiência na altura do Chui com voos rasantes em volta dos barcos, de duas a três vezes por dia. “Praticamente ao alcance das mãos”.
“... O veleiro Amalandro havia acumulado uma respeitável vantagem ao chegar a Rio Grande. Não necessitava fazer mais que um cruzeiro cuidadoso na Lagoa para obter um triunfo seguro. Porém, algo aconteceu. Afirmavam
“...Se na edição passada os entretenimentos e passeios com que foram presenteadas as tripulações foram notáveis, os desta ocasião não ficaram atrás. Porto Alegre inteira estava atenta a regata e também se viu, com agrado, a presença de argentinos que atraídos pelo evento seguiram de carro, ônibus ou de trem para Porto Alegre. E todos desfrutaram a hospitalidade do Veleiros”.