Atas dos Cruzeiristas estão disponíveis no site do VDS

capaatas

Após 54 anos de atividade o grupo dos Cruzeiristas do Veleiros do Sul passa a contar com a internet para preservar a sua tradição e história também em meio digital. As atas do clube agora estarão disponíveis online para consulta não só dos seus integrantes como também dos demais associados, da comunidade, de pesquisadores e quem mais quiser consultar a história do Veleiros do Sul.

atas_m

As atas relatam os acontecimentos em cada uma das reuniões dos Cruzeiristas desde a primeira edição, realizada em 26 de junho de 1956. No primeiro lote, as atas históricas estarão disponíveis desde a edição 1 até a 120. Também estarão disponíveis as atas das reuniões do grupo atual.


Confira aqui a página dos Cruzeiristas do VDS e na parte inferior veja as atas


Os Cruzeiristas do Veleiros do Sul

atas1_m
Cerimônia de batismo dos Cruzeiristas

O grupo dos Cruzeiristas foi fundado no mês de junho de 1956, reunindo aqueles que gostavam navegar em cruzeiro na Lagoa dos Patos e que desejavam incentivar a vela e a tradição dos costumes marinheiros. A turma pioneira, composta por 24 velejadores, começou a se formar tal qual uma flotilha de classe. Eles combinaram de se reunir nas noites da primeira segunda-feira de cada mês em um jantar para organizar as suas atividades. Atualmente os encontros ocorrerm na primeira quarta-feira de cada mês.

Conforme José Pinto de Miranda Távora, o "mãe" da turma atual, por ser composto por membros ligados à vela e ao Clube, o grupo carrega uma credibilidade que foi obtida através dos tempos com o empenho dos antepassados.

"Sempre foi um grupo que, com a sua troca de idéias, tem por finalidade falar do nosso esporte e auxiliar sem intrometer-se, e dar apoio às realizações da diretoria.  Em outros tempos foi  um pilar para ajudar a resolver as grandes dificuldades que o nosso Veleiros teve que vencer. Hoje é o orgulho de todos nós. Por tudo isto, e muito mais, cada cruzeirista deve sentir-se feliz e honrado de fazer parte dele", ressalta.