Angela VI, do VDS, vence a primeira regata da Rolex Ilhabela
19/07/10
O veleiro Ângela VI, de Renato Plass, do Veleiros do Sul estreou com vitória na regata de abertura da Rolex Ilhabela Sailing Week, neste domingo. O barco J/24 ficou em primeiro lugar na ORC Club
O barco paulista Gol/Touché Super, de Ernesto Breda, onde correm os tripulantes do VDS, Samuel Albrecht, GustavoThiesen e Alexandre Rosa ficoue m 2º lugar na ORC Internacional 500.
Por João Pedro Nunes – ZDL (SP)
Ilhabela (SP) - O Soto 40 Pajero venceu neste domingo a primeira regata da Classe e foi fita azul da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que abriu as competições da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, o mais importante evento náutico da América Latina. O veleiro brasileiro comandado por Eduardo Souza Ramos completou as
"Conseguimos uma largada excelente e fomos para Alcatrazes com ventos de 25 nós. A volta também foi tranquila. Na verdade, toda a tripulação se animou com a liderança e com adrenalina todos se superaram", comentou Souza Ramos, que estava sem velejar desde outubro e não esperava rendimento tão bom. "O S40 é maravilhoso, anda demais e é incrível como consegue velocidades mais altas do que barcos maiores."
O Pajero, nome de um felino dos Andes entre Argentina e Chile, teve sempre o S40 argentino Cusi 5, de Jose Estevez, na perseguição. "A tripulação do Eduardo fez uma regata impecável e foi impossível ameaçá-lo", disse Estevez . "Esta foi, porém, a primeira regata e temos muita coisa pela frente ainda."
Quem comemorou bastante na chegada foi a tripulação do chileno Celfin Capital, que tem o brasileiro Lars Grael como tático. "Esta foi a primeira regata do grupo e o quarto lugar foi muito bem recebido por todos. A expectativa era terminar mais para trás, devido ao desconhecimento do barco e a falta de entrosamento dos velejadores."
Neptunus Express sai na frente - A expectativa do comandante André Mirsky era brigar pela fita azul da ORC Internacional 500 neste domingo. Os planos não deram certo porque a regata foi disputada em sua maior parte no contravento e o balão, a grande arma do veleiro (uma área vélica de 220m2), acabou pouco usado. Em compensação, numa velejada forte e segura acabou vencendo a regata de abertura.
A tripulação comemorou muito quando foi informada da vitória ao chegar ao píer do Yacht Club de Ilhabela. "Não acredito", gritou o tripulante Marcelo Jordão. "Fizemos uma regata muito boa, mas a vitória foi uma verdadeira surpresa", comentou André Mirsky.
No tempo real, o Sorsa, também do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi o fita azul da classe, mas ficou em terceiro lugar na classificação geral no corrigido. O Gol/Touché Super ficou na segunda colocação.
Em mais um dia de garoa em Ilhabela, a organização deu três largadas para a flotilha de 158 barcos. A primeira foi dada às 9h41, com apenas 6 nós de nordeste para leste. O segundo grupo largou às 10h03, já com vento de 15 nós, mesma intensidade que os veleiros encontraram na terceira largada, dada às 10h15.
Na HPE25, que reuniu 20 barcos, o veleiro Bixiga, de Rafael Valdívia, foi o fita azul e venceu a Regata Renato Frankenthal. O comandante comemorou a vitória da recuperação. "Largamos bem, mas na altura do píer da iIha resolvemos seguir mais pelo meio do Canal de Sebastião. Passamos o farolete em 11º e o Farol do Moleque em 6º até garantir a vitória na frente do Yacht Club de Ilhabela", disse Valdívia.
A tripulação que conta ainda com Beto de Jesus, o Beto da Ilha, e os irmãos Pino e Sandro Segni, comemorou o resultado no Grêmio de Vela de Ilhabela.
O Artemis, de Felipe Whitaker, terminou em segundo lugar num desempenho "excelente" para um barco novo, seguido do Stella Artois, do comandante Fábio Bocciarelli, em terceiro.
Resultados provisórios da regata da abertura
S40
1- Pajero (Eduardo Souza Ramos) - 6h18min30
2- Cusi 5(Arg - Jose Estevez) - a 4min26s
3- Negra (Uru - Juan Ball) - a 6min33s
4- Celfin Capital (Chi - Jorge Errázuriz Grez) - 8min50s
5- Mitsubishi (Torben Grael) - 11min34s
ORC Internacional 500
1- Neptunus Express (André Mirsky) - 6h25min55s
2- Gol/Touché Super (Ernesto Breda) - a 2min40s
3- Oi/Sorsa (Celso Quintella) - a 2min44s
4- Marujo’s Bomix (Gerald Wicks Jr.) - a 15min25s
5- Loyal/Carmim (Marcelo Massa) - a 19min34s
ORC Internacional 600
1- Ventaneiro (Renato Cunha) - 7h51min38s
2- San Chico2 (Francisco Freitas) - a 44s
3- Zeus (Inácio Vandressen) - a 8min54s
ORC Club 600
1- Matrero (Arg - Toribio de Achaval) - 7h59min57s
2- Viva (Pedro Paulo Couto) - a 13min27s
3- Vizcaya (Guilherme Bungner) - a 25min06
ORC Club 700
1- Ângela VI (Renato Plass) - 5h36min15s
2- Rajada (Marcio Finamore) - a 10min58s
3- Diferencial (Nelson Ilha) - a 12min17s
HPE
1- Bixiga (Rafael Valdívia), 1 pp
2- Artemis (Felipe Whitaker), 2pp
3- Stella Artois (Fábio Bocciarelli), 3pp
4- Max (Anderson Biason), 4pp
5- Bond Girl (Ricardo Barbosa), 5 pp
Foram convidadas para participar da Rolex Ilhabela Sailing Week de 2010 as Classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, HPE25, Beneteau First 40.7, Delta 32, Skipper 30 e 21.
A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino e da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.