Angela VI, do VDS, vence a primeira regata da Rolex Ilhabela

risw2B

19/07/10

O veleiro Ângela VI, de Renato Plass, do Veleiros do Sul estreou  com vitória na  regata de abertura da Rolex Ilhabela Sailing Week, neste domingo. O barco J/24 ficou em primeiro lugar na ORC Club 700. A tripulação do Angela é formada ainda por Boris Ostergren, Henrique Dias e Augusto Streppel. Nesta mesma classe o Diferencial de Nelson Ilha, VDS,  ( Geison Mendes, Frederico Sidou e Felipe Ilha), ficou em terceiro lugar.
O barco paulista Gol/Touché Super, de Ernesto Breda, onde correm os tripulantes do VDS, Samuel Albrecht, GustavoThiesen e Alexandre Rosa ficoue m 2º lugar na ORC Internacional 500.

risw1

Por João Pedro Nunes – ZDL (SP)

Ilhabela (SP) - O Soto 40 Pajero venceu neste domingo a primeira regata da Classe e foi fita azul da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que abriu as competições da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, o mais importante evento náutico da América Latina. O veleiro brasileiro comandado por Eduardo Souza Ramos completou as 55 milhas náuticas (cerca de 101 quilômetros) em 6h18min30s, pouco acima da marca alcançada pelo argentino Cusi 5, do comandante Jose Estevez, no ano passado, com 6h12min29s.

"Conseguimos uma largada excelente e fomos para Alcatrazes com ventos de 25 nós. A volta também foi tranquila. Na verdade, toda a tripulação se animou com a liderança e com adrenalina todos se superaram", comentou Souza Ramos, que estava sem velejar desde outubro e não esperava rendimento tão bom. "O S40 é maravilhoso, anda demais e é incrível como consegue velocidades mais altas do que barcos maiores."

O Pajero, nome de um felino dos Andes entre Argentina e Chile, teve sempre o S40 argentino Cusi 5, de Jose Estevez, na perseguição. "A tripulação do Eduardo fez uma regata impecável e foi impossível ameaçá-lo", disse Estevez . "Esta foi, porém, a primeira regata e temos muita coisa pela frente ainda."

risw2

Quem comemorou bastante na chegada foi a tripulação do chileno Celfin Capital, que tem o brasileiro Lars Grael como tático. "Esta foi a primeira regata do grupo e o quarto lugar foi muito bem recebido por todos. A expectativa era terminar mais para trás, devido ao desconhecimento do barco e a falta de entrosamento dos velejadores."

Neptunus Express sai na frente - A expectativa do comandante André Mirsky era brigar pela fita azul da ORC Internacional 500 neste domingo. Os planos não deram certo porque a regata foi disputada em sua maior parte no contravento e o balão, a grande arma do veleiro (uma área vélica de 220m2), acabou pouco usado. Em compensação, numa velejada forte e segura acabou vencendo a regata de abertura.

A tripulação comemorou muito quando foi informada da vitória ao chegar ao píer do Yacht Club de Ilhabela. "Não acredito", gritou o tripulante Marcelo Jordão. "Fizemos uma regata muito boa, mas a vitória foi uma verdadeira surpresa", comentou André Mirsky.

No tempo real, o Sorsa, também do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi o fita azul da classe, mas ficou em terceiro lugar na classificação geral no corrigido. O Gol/Touché Super ficou na segunda colocação.

Em mais um dia de garoa em Ilhabela, a organização deu três largadas para a flotilha de 158 barcos. A primeira foi dada às 9h41, com apenas 6 nós de nordeste para leste. O segundo grupo largou às 10h03, já com vento de 15 nós, mesma intensidade que os veleiros encontraram na terceira largada, dada às 10h15.

Na HPE25, que reuniu 20 barcos, o veleiro Bixiga, de Rafael Valdívia, foi o fita azul e venceu a Regata Renato Frankenthal. O comandante comemorou a vitória da recuperação. "Largamos bem, mas na altura do píer da iIha resolvemos seguir mais pelo meio do Canal de Sebastião. Passamos o farolete em 11º e o Farol do Moleque em 6º até garantir a vitória na frente do Yacht Club de Ilhabela", disse Valdívia.

A tripulação que conta ainda com Beto de Jesus, o Beto da Ilha, e os irmãos Pino e Sandro Segni, comemorou o resultado no Grêmio de Vela de Ilhabela.

O Artemis, de Felipe Whitaker, terminou em segundo lugar num desempenho "excelente" para um barco novo, seguido do Stella Artois, do comandante Fábio Bocciarelli, em terceiro.

risw3

Resultados provisórios da regata da abertura

S40

1- Pajero (Eduardo Souza Ramos) - 6h18min30

2- Cusi 5(Arg - Jose Estevez) - a 4min26s

3- Negra (Uru - Juan Ball) - a 6min33s

4- Celfin Capital (Chi - Jorge Errázuriz Grez) - 8min50s

5- Mitsubishi (Torben Grael) - 11min34s

ORC Internacional 500

1- Neptunus Express (André Mirsky) - 6h25min55s

2- Gol/Touché Super (Ernesto Breda) - a 2min40s

3- Oi/Sorsa (Celso Quintella) - a 2min44s

4- Marujo’s Bomix (Gerald Wicks Jr.) - a 15min25s

5- Loyal/Carmim (Marcelo Massa) - a 19min34s

ORC Internacional 600

1- Ventaneiro (Renato Cunha) - 7h51min38s

2- San Chico2 (Francisco Freitas) - a 44s

3- Zeus (Inácio Vandressen) - a 8min54s

ORC Club 600

1- Matrero (Arg - Toribio de Achaval) - 7h59min57s

2- Viva (Pedro Paulo Couto) - a 13min27s

3- Vizcaya (Guilherme Bungner) - a 25min06

ORC Club 700

1- Ângela VI (Renato Plass) - 5h36min15s

2- Rajada (Marcio Finamore) - a 10min58s

3- Diferencial (Nelson Ilha) - a 12min17s

HPE

1- Bixiga (Rafael Valdívia), 1 pp

2- Artemis (Felipe Whitaker), 2pp

3- Stella Artois (Fábio Bocciarelli), 3pp

4- Max (Anderson Biason), 4pp

5- Bond Girl (Ricardo Barbosa), 5 pp

Foram convidadas para participar da Rolex Ilhabela Sailing Week de 2010 as Classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, HPE25, Beneteau First 40.7, Delta 32, Skipper 30 e 21.

A Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino e da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.