VDS participa do Match Race Brasil com equipe renovada
VDS, terceiro colocado em 2009, terá Samuel Albrecht como timoneiro na competição entre clubes
Por João Pedro Nunes – ZDL
O Velejador olímpico das Classes 470, como proeiro de Fábio Pillar, e da 49er, na proa de André Bochecha Fonseca, Samuel Albrecht vai ser o timoneiro da equipe do Veleiros do Sul no Match Race Brasil 2010, que será disputado de
Aos 28 anos, o gaúcho de São Leopoldo substituirá o paranaense Daniel Glomb. Com isso, houve mudança também em toda a tripulação, que terá o desafio de melhorar o terceiro lugar obtido na competição do ano passado. "Fico honrado por ter sido escolhido pela diretoria do Veleiros do Sul. Vamos tentar fazer o melhor possível e representar muito bem o clube", disse o tático campeão da Classe ORC Internacional 500 da Semana de Vela de Ilhabela.
Equipe de 2009 comemorando o bronze
O clube ainda não definiu a representante feminina na tripulação, mas todos os outros homens, 100% sócios do VDS, são Gustavo Thiesen (novo proeiro de Fábio Pillar, no 470), Alexandre Rimoli, Geison Mendes, Renato Plass, André Gick e Alexandre Rosa, além de Samuel Albrecht.
Cada equipe será composta por oito tripulantes, sendo que pelo menos um deve ser mulher. Em caso de tripulação exclusivamente feminina, a equipe poderá ter dez velejadoras a bordo. Desses tripulantes inscritos, pelo menos metade precisa ser sócios do clube convidado.
A competição distribuirá R$ 50 mil em prêmios entre os seis primeiros classificados, sendo que o clube vencedor levará R$ 18 mil, além de ficar durante um ano com a posse do exclusivo e cobiçado troféu Roger Wright, feito todo de prata, numa homenagem ao banqueiro falecido no ano passado num acidente aéreo na Bahia.
No ano passado, quando houve a primeira competição entre clubes e marinas, o vencedor foi o Rio Yacht Club, mais conhecido como Sailing, do timoneiro Marco Grael e do tático Torben Grael, o maior vencedor da história do Match Race Brasil. A Marina da Glória ficou em segundo lugar, perdendo a decisão em série melhor-de-três confrontos por
A vela é o esporte brasileiro que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil (16) e muitos desses ganhadores já participaram do Match Race Brasil, como Robert Scheidt, Lars Grael, Marcos Soares, Alex Welter, Marcelo Ferreira, Edu Penido, Clínio de Freitas, Kiko Pellicano. Fernanda Oliveira e Isabel Swan, além do Torben Grael, o maior ganhador de medalhas olímpicas (5) e da vela mundial.
O Match Race Brasil é organizado pela Brasil1 Esporte e tem o patrocínio de Bradesco, Volvo, Semp Toshiba, Nycomed, Wartsila, Light e Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.