Veleiros do Sul compra Soto 40 e aumenta a flotilha brasileira da classe
Ao todo, já existem 17 barcos vendidos e 10 velejando
Antonio Alonso Jr
Um grupo do clube gaúcho Veleiros do Sul comprou esta semana um Soto 40 e aumentou para cinco o número de veleiros brasileiros na flotilha da classe. Até agora, já foram vendidos 17 barcos. Nove deles estiveram na primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup, de 14 a 16 de agosto, no Rio de Janeiro. E foi justamente durante a competição que o quinto Soto 40 brasileiro foi negociado. Na realidade, o barco gaúcho será o atual Pajero, comandado por Eduardo Souza Ramos. Em outubro, Eduardo deve receber o novo barco encomendado junto ao estaleiro argentino MBoats e então os gaúchos assumem o comando de seu S40.
A classe estreou em águas brasileiras no ano passado e reuniu quatro barcos durante a Semana de Vela de Ilhabela. Para surpresa dos céticos, neste ano nove barcos já estão competindo juntos e estrearam um inédito circuito de monotipos de oceano na América do Sul. A Mitsubishi Sailing Cup começou no Rio, no último fim de semana, e terá também etapas em Angra, Ilhabela e Florianópolis. Apesar do tempo frio no Rio, a estreia foi marcante. Em todos os dias do evento o vento ficou perto de uma faixa ideal de 12 nós. O frio também trouxe condições um pouco raras, que não favoreceram tanto os velejadores locais e os barcos idênticos travaram disputas acirradas não só pela ponta da flotilha, mas também na briga pelas posições intermediárias. O alto nível das tripulações também deixou os competidores bastante contentes por ver uma reunião desse gabarito em águas sul-americanas.
A competição entre os S40 foi diferente em muitos sentidos. Sem tempo corrigido, velejadores e espectadores conseguem facilmente saber quem está na frente e identificar as brigas por posição. Além disso, a organização substituiu a maioria dos protestos julgados em terra por um modelo baseado nas regatas de monotipos, com juízes na água decidindo na hora as penalizações a serem aplicadas.
Até o momento, 10 Soto 40 já foram fabricados. Além dos nove que estiveram no Rio, um foi exportado para os Estados Unidos. Mais sete já estão encomendados.