Equipe carioca, com base gaúcha, venceu as cinco regatas que disputou. A competição prossegue nesta sexta-feira, no Rio. Equipe do Veleiros do Sul, com Samuel Albrecht, Gustavo Thiesen, Alexandre Rimoli, Geison Mendes, Renato Plass, André Gick, Alexandre Rosa e Mariana Teixeira está na vice-colocação.
Por João Pedro Nunes - ZDL
Rio de Janeiro (RJ) - A equipe da Marina da Glória, que tem o paranaense Daniel Glomb como timoneiro, foi o grande destaque do primeiro dia de competição do Match Race Brasil, competição barco contra barco, nesta quinta-feira à tarde, na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro. Com base gaúcha, a equipe venceu as cinco regatas que disputou (duas de flotilha e três de matches), terminando invicta e na liderança geral do torneio. Glomb ficou muito empolgado com o desempenho da equipe, que só fechou a participação no evento na semana passada, quando recebeu o convite de Nelson Falcão, da Marina da Glória. "Foi uma loucura a correria para montar a tripulação e ainda bem que deu tudo certo, pelo menos neste primeiro dia", comentou. "Espero que a gente continue assim. Tivemos boas largadas e excelentes manobras." Pela correria na montagem da equipe, Daniel Glomb recorreu aos amigos do clube Veleiros do Sul, como Alexandre Mueller, Lucas Ostergren, Frederico Sidon, Paulo Roberto Freire, além de Fábio Pillar, timoneiro do 470 da Equipe Brasileira de Vela e Ana Luíza Barbachan, proeira de Fernanda Oliveira, também do 470 da Equipe Brasileira. A equipe é completada pelo argentino Diego Garay.
Campeão do Match Race Brasil de 2007, Glomb foi o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial da categoria barco contra barco da Federação Internacional de Vela naquele ano. No final de 2009, ele venceu o Chocolates Nestlé Match Cup, derrotando na final o norte-americano Paul Cayard. Ele tem velejado muito pouco agora porque trabalha como advogado no circuito São Paulo-Curitiba e faz pós-graduação na Faculdade do Largo São Francisco, na capital paulista. "Gostaria de agradecer muito ao Falcão e ao Eike Batista pela oportunidade de competir no Match Race. Foi uma porta importante que se abriu e queremos demonstrar nossa gratidão com bons resultados", comentou. Além da Marina da Gloria (MG), estão disputando a competição representantes do Búzios Vela Clube (BVC), Rio Yacht Club (RYC), Veleiros do Sul (VDS). Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Iate Clube de Santos (ICS) e Clube Naval Charitas (CNC). O evento reúne diversos campeões olímpicos e mundiais, como a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, do Star, do RYC, e Alan Adler. Campeão mundial de Star, em 1989, e de J/24 em 2006.
Resultados desta quinta-feira
MG 1 x 0 ICRJ
VDS 1 x 0 GVEN
CNC 0 x 1 RYC
MG 1 x 0 BVC
MG 1 x 0 YCSA
VDS 1 x 0 RYC
ICSC 1 x 0 YCSA
BVC 1 x 0 ICRJ
CNC 1 x 0 ICS
BVC 1 x 0 ICSC
Regatas de flotilha
Primeira
1-Marina da Glória, 2- Veleiros do Sul, 3- Iate Clube do Rio de Janeiro e 4-Escola Naval
Segunda
1-Marina da Glória, 2- Yacht Club de Santo Amaro, 3- Veleiros do Sul e 4- Clube Naval Charitas
Terceira
1-Iate Clube de Santa Catarina, 2- Rio Yacht Club, 3- Búzios Vela Clube e 4- Iate Clube de Santos
Classificação parcial
1-Marina da Glória - 5 pontos
2- Veleiros dos Sul - 2,75
3- Rio Yacht Clube - 2,50
4- Búzios Vela Clube - 2,25
A programação desta sexta-feira começa com a reunião dos timoneiros e o embarque dos convidados no navio Casablanca. As regatas estão previstas para começar às 10 horas, com as disputas prosseguindo até às 16 horas. Às 18 horas, haverá novo encontro entre os timoneiros. O Match Race Brasil 2010, como sempre, está sendo disputado em veleiros Beneteau First 40.7, rigorosamente iguais e fornecidos pela organização. A competição reúne 10 equipes este ano, de quatro Estados. A competição distribuirá R$ 50 mil em prêmios entre os seis primeiros classificados, sendo que o clube vencedor levará R$ 18 mil, além de ficar durante um ano com a posse do exclusivo e cobiçado troféu Roger Wright, feito todo de prata, numa homenagem ao banqueiro falecido no ano passado num acidente aéreo na Bahia. O Match Race Brasil é organizado pela Brasil1 Esporte e tem o patrocínio de Bradesco, Volvo, Semp Toshiba, Nycomed, Wartsila, Light e Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.