VDS venceu o confronto contra o líder Marina da Glória no Match Race Brasil

capa2

Competição segue equilibrada e com regatas emocionantes na Baía da Guanabara, no Rio.

vdsxryc

 

Por João Pedro Nunes - ZDL - RJ

Rio de Janeiro (RJ) - A equipe da Marina da Glória perdeu nesta sexta-feira a invencibilidade, mas manteve a liderança geral do Match Race Brasil 2010, competição barco contra barco que prossegue até domingo na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro. A equipe carioca, que tem a base quase toda gaúcha, perdeu apenas um match para a equipe do Veleiros do Sul, de Porto Alegre, por apenas um segundo de diferença. O time gaúcho ocupa a segunda colocação na classificação geral.

"São praticamente duas equipes do Veleiros do Sul. Somos muito amigos, mas na raia não há amizade. Lutamos muito para derrotá-los", comentou o timoneiro Samuel Albrecht, do clube de Porto Alegre. "Fomos escalados como os titulares e eles, sem menosprezo, são o expressinho."

Atleta olímpico na China, quando competiu como proeiro de Fábio Pillar, na classe 470, Samuca, como é chamado, dedica-se agora às competições de Oceano, como tático do Touché Super, do comandante Ernesto Breda. "A campanha olímpica é muito desgastante e dá pouco retorno", lembrou o velejador, que disputa o seu primeiro Match Race Brasil. "Comprei um Snipe agora e vou tentar ir para os Jogos Pan-Americanos. É uma campanha bem mais curta e mais barata."

Daniel Glomb, timoneiro da Marina da Glória, continua feliz com a atuação até agora. "Estamos indo bem. O importante é aperfeiçoar o entrosamento e chegar às semifinais e depois às finais", disse. "Esta é uma competição muito difícil e com ótimos adversários."

marina

Torben Grael, timoneiro do Rio Yacht Club, o maior ganhador da história do Match Race Brasil, divide o terceiro lugar na classificação geral com o Iate Clube de Santa Catarina. Ele lamenta o pouco tempo de preparação para o torneio. "Montamos a equipe em cima de laço e temos muita coisa para arrumar na tripulação. Mesmo assim, estamos indo relativamente bem, com apenas uma derrota. Estamos indo direitinho e a tendência é melhorar."

Os velejadores enfrentaram nesta sexta-feira ventos fortes, na maior parte do dia, variando entre 16 e 20 nós na direção Sul. O vento rondou na tarde para Nordeste e a Comissão de Regata teve de mudar a raia.

Além da Marina da Gloria (MG), estão disputando a competição representantes do Búzios Vela Clube (BVC), Rio Yacht Club (RYC), Veleiros do Sul (VDS). Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Iate Clube de Santos (ICS) e Clube Naval Charitas (CNC).

 

Resultados desta sexta-feira

VDS 0 x 1 ICS

YCSA 0 x 1 ICRJ

ICRJ 0 x 1 ICSC

GVEN 0 x 1 ICS

CNC 1 x 0 GVEN

VDS 1 x 0 RYC

YCSA 0 x 1 BVC

GVEN 0 x 1 RYC

CNC 0 x 1 ICS

MG 1 x 0 ICSC

ICRJ 0 x 1 VDS

ICSC 1 x 0 CNC

BVC 0 x 1 GVEN

ICRJ 0 x 1 CNC

RYC 1 x 0 YCSA

CNC 1 x 0 BVC

VDS 1 x 0 MG

ICS 0 x 1 ICRJ

ICS 0 x 1 BVC

GVEN 0 x 1 MG

 

Resultado da quarta regata de flotilha

1-Grêmio de Vela Escola Naval

2- Iate Clube de Santa Catarina

3- Iate Clube de Santos

4- Búzios Vela Clube

 

Classificação

1-Marina da Glória - 7 pontos

2- Veleiros do Sul - 5,75

3- Rio Yacht Club - 4,5

Iate Clube de Santa Catarina - 4,5

5- Búzios Vela Clube - 4,25

6- Iate Clube de Santos - 3,25

7- Clube Naval Charitas - 3

8- Iate Clube do Rio de Janeiro - 2,25

9- Grêmio de Vela da Escola Naval - 2

10- Yacht Club de Santo Amaro - 0,5

 

A programação deste sábado começa com a reunião dos timoneiros e o embarque dos convidados no navio Casablanca. As últimas oito regatas da fase classificatória estão previstas para começar às 10 horas, com as disputas prosseguindo até às 15 horas (se houver tempo, há a possibilidade de disputar a primeira semifinal da série melhor-de-três).

Às 15 horas, haverá a disputa da Regata ProAm / Desafio de Vela das celebridades. A equipe campeã receberá o troféu Edgar Coachman Rombauer, o "Dega", uma homenagem a um dos idealizadores do Match Race Brasil, falecido no ano passado.

O Match Race Brasil 2010, como sempre, está sendo disputado em veleiros Beneteau First 40.7, rigorosamente iguais e fornecidos pela organização. A competição reúne 10 equipes este ano, de quatro Estados.

A competição distribuirá R$ 50 mil em prêmios entre os seis primeiros classificados, sendo que o clube vencedor levará R$ 18 mil, além de ficar durante um ano com a posse do exclusivo e cobiçado troféu Roger Wright, feito todo de prata, numa homenagem ao banqueiro falecido no ano passado num acidente aéreo na Bahia.

O Match Race Brasil é organizado pela Brasil1 Esporte e tem o patrocínio de Bradesco, Volvo, Semp Toshiba, Nycomed, Wartsila, Light e Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.