VDS está nas semifinais do Match Race Brasil 2010
A equipe do VDS e tripulação do Marina da Glória, que conta em sua maioria com velejadores do VDS, confirmam o grande desempenho e estão classificados para as semifinais do Match Race Brasil 2010. A competição se encerra neste domingo.
Por João Pedro Nunes - ZDL
Marina da Glória x Iate Clube de Santos e Rio Yacht Club x Veleiros do Sul disputam vaga na decisão
Rio de Janeiro (RJ) - As equipes da Marina da Glória (RJ), Veleiros do Sul (RS), Rio Yacht Club (RJ) e Iate Clube de Santos classificaram-se neste sábado à tarde para as semifinais do Match Race Brasil 2010, competição barco contra barco, que termina neste domingo, na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro. Com 9 pontos ganhos, Marina da Glória, do timoneiro Daniel Glomb, terminou em primeiro lugar e enfrenta o Iate Clube de Santos, de Alan Adler, quarto colocado, com 5,25. Veleiros do Sul, de Samuel Albrecht, terminou em segundo, com 8,75, mesma pontuação do Rio Yacht Clube, de Torben Grael, terceiro colocado.
As semifinais serão disputadas a partir das 10 horas em uma série melhor-de-três regatas. Os vencedores decidem o título, também em melhor-de-três, enquanto os perdedores se enfrentam pela terceira colocação.
Com atuações destacadas desde o primeiro dia de competição, na quinta-feira, Marina da Glória, Veleiros do Sul e Rio Yacht Club se classificaram com tranquilidade para as semifinais. A vaga mais suada foi obtida pelo Iate Clube de Santos, que venceu o Iate Clube de Santa Catarina no penúltimo flight. Mesmo assim, a equipe paulista só garantiu a classificação depois da derrota do time catarinense para o Grêmio de Vela da Escola Naval, na última regata da programação.
"Terminamos em primeiro lugar, mas isso não significa nada em termos de favoritismo", comentou Daniel Glomb. "Todo mundo zera os pontos agora e um novo torneio começa. Precisamos manter a concentração e caprichar nas largadas."
Samuel Albrecht concorda com Glomb. "A nossa intenção era ficar entre os cinco primeiros e agora temos a chance de disputar as semifinais. Perdemos apenas um match para o Alan Adler e ganhamos do Torben e do Daniel. Mas isso não traz nenhuma vantagem. Vamos ter de continuar a velejar bem."
Torben Grael acha que a tripulação da Marina da Glória deve ser considerada favorita. "O grupo do Daniel tem feito mais match races e tem um pouco de vantagem. Nós melhoramos de rendimento no decorrer da competição, mas temos muito ainda o que aprimorar. Torcemos por ventos médios. Assim poderemos fazer um número menor de manobras."
O mais feliz na chegada ao píer do Iate Clube do Rio de Janeiro era Alan Adler, que "ganhou a classificação de presente". "Estávamos praticamente fora e deixaram a gente entrar. Agora, vão ter de nos aguentar neste domingo", disse Alan, que tem na tripulação os campeões olímpicos Marcos Soares e Eduardo Penido.
O penúltimo dia de torneio começou com vento Sul, com velocidade entre 8 e 10 nós e terminou com vento firme, na direção Sudeste, entre 10 e 12 nós.
Além da Marina da Glória (MG), Veleiros do Sul (RS), Rio Yacht Club (RJ) e Iate Clube de Santos (SP), disputaram a competição representantes do Búzios Vela Clube (BVC), Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e Clube Naval Charitas (CNC).
Resultados deste sábado
RYC 1 x 0 ICSC
YCSA 0 x 1 VDS
MG 0 x 1 RYC
ICS 1 x 0 YSCA
BVC 0 x 1 VDS
CNC 0 x 1 MG
ICS 0 x 1 MG
BVC 0 x 1 RYC
ICRJ 0 x 1 RYC
CNC 0 x 1 ICSA
ICSC 0 x 1 VDS
GVEN 1 x 0 ICRJ
ICS 1 x 0 ICSC
YCSA 0 x 1 GVEN
ICSC 0 x 1 GVEN
Resultado da quinta regata de flotilha
1-Clube Naval Charitas - 1 ponto
2- Iate Clube de Santo Amaro - 0,5
3- Rio Yacht Club - 0,25
4- Iate Clube do Rio de Janeiro - 0
Classificação da fase eliminatória
1- Marina da Glória - 9 pontos
2- Veleiros do Sul - 8,75
3- Rio Yacht Club - 8,75
4- Iate Clube de Santos - 5,25
5- Iate Clube de Santa Catarina - 4,5
6- Búzios Vela Clube - 4,25
7- Clube Naval Charitas - 4
8- Grêmio de Vela da Escola Naval - 4
9- Iate Clube do Rio de Janeiro - 2,25
10- Yacht Club Santo Amaro - 2
O Match Race Brasil é organizado pela Brasil1 Esporte e tem o patrocínio de Bradesco, Volvo, Semp Toshiba, Nycomed, Wartsila, Light e Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.