VDS em 3º e velejadores do Clube brilham no Match Race Brasil
Os velejadores do Veleiros do Sul tiveram um desempenho sensacional no Match Race 2010, campeonato realizado no Rio de Janeiro, que teve o seu encerramento nesta tarde. Eles mostraram a qualidade dos nossos atletas e a excelência do clube na formação de velejadores de match race. Após ter feito uma grande participação, a equipe do VDS, timoneada por Samuel Albrecht e com Gustavo Thiesen, Alexandre Rimoli, Geison Mendes, Renato Plass, André Gick, Alexandre Rosa e Mariana Teixeira na tripulação terminou o Match Race Barsil na terceira colocação.
A vitória ficou com o Rio Yacht Club, de Torben Grael e em segundo lugar a equipe da Marina da Glória, que timoneada por Daniel Glomb, teve nossos velejadores Lucas Ostergren, Ana Luíza Barbachan, Paulo Roberto Ribeiro, Frederico Sidou e Alexandre Mueller integrando o time.
Por João Pedro Nunes - ZDL
Equipe de Niterói derrotou na final a Marina da Glória por 2 a 1, repetindo o resultado do ano passado
Rio de Janeiro (RJ) - As equipes do Rio Yacht Club, de Torben Grael, e da Marina da Glória, de Daniel Glomb, repetiram este ano a final do Match Race Brasil do ano passado, confirmando a força das duas associações nas competições barco contra barco. E, assim como em 2009, o Rio Yacht Club foi o campeão ao derrotar a Marina da Glória, na grande decisão, neste domingo à tarde, por 2 a 1, de virada, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Além do prêmio em dinheiro, o clube campeão garantiu mais um ano de posse do Troféu Roger Wright. Com mais uma vitória, a equipe de Niterói assegurará a posse definitiva do cobiçado troféu. O Veleiros do Sul, de Porto Alegre, terminou na terceira colocação.
Num dia muito bonito, de sol e calor, com a temperatura beirando os 33 graus, os velejadores tiveram condições mais difíceis para competir. Os ventos, na direção Sudoeste, foram predominantes fracos, variando de 6 a 10 nós de velocidade.
"Mesmo tendo como prioridade a Classe Star e por isso ter montado a tripulação do Match Race Brasil em cima da hora, conseguimos melhorar de rendimento durante a competição e vencer mais uma edição do torneio", disse Torben Grael, eleito o melhor velejador do mundo no ano passado pela Federação Internacional do esporte, campeão da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, e dono de cinco medalhas olímpicas.
"Foi uma competição muito difícil. Começamos perdendo e a tripulação está de parabéns. Conseguimos dar a volta por cima e terminar com duas ótimas regatas, que estiveram sempre sob nosso controle. O vento fraco, de uma certa forma, ajudou porque nessa condição tivemos mais tempo de corrigir eventuais erros."
Terceiro colocado no ano passado como timoneiro do Veleiros do Sul e segundo neste ano no comando da Marina da Glória, Daniel Glomb deixou conformado o píer do Iate Clube do Rio de Janeiro. "Ganhamos de todos os normais. Perder para o Torben, o melhor velejador do mundo, é até uma honra, principalmente da forma que foi. Vencemos a primeira final e depois eles foram melhores."
Na decisão de terceiro lugar, a equipe do Veleiros do Sul ficou com a medalha de bronze ao derrotar o Iate Clube de Santos, em regata única, por 1 a 0. Com o timoneiro Samuel Albrecht, o clube gaúcho terminou a fase de classificação em segundo lugar. Já o grupo do timoneiro Alan Adler, com a presença dos campeões olímpicos Marcos Soares e Eduardo Penido, ouro na Classe 470 nos Jogos de Moscou, em 1980, ratificou a quarta colocação da etapa inicial.
"Disputei agora o meu primeiro Match Race Brasil e não posso reclamar do terceiro lugar. Ao contrário, perder a semifinal para a equipe do Torben Grael não é nenhum demérito. A gente queria mais, mas tem de se conformar com a terceira colocação", comentou Samuel Albrecht, o Samuca, que disputou a Olimpíada da China como proeiro de Fabio Pillar¸ na classe 470. "Acho que fomos bem e representamos com honra o Veleiros do Sul."
Decisão do primeiro lugar
Marina da Glória 1 x 0 Rio Yacht Club
Rio Yacht Club 1 x 0 Marina da Glória
Marina da Glória 0 x 1 Rio Yacht Club
Decisão do terceiro lugar
Iate Clube de Santos 0 x 1 Veleiros do Sul
Semifinal 1
Rio Yacht Club 1 x 0 Veleiros do Sul
Veleiros do Sul 0 x 1 Rio Yacht Club
Semifinal 2
Iate Clube de Santos 1 x 0 Marina de Glória
Marina da Glória 1 x 0 Iate Clube de Santos
Iate Clube de Santos 0 x 1 Marina de Glória
Classificação final
1-Rio Yacht Club
2-Marina da Glória
3-Veleiros do Sul
4- Iate Clube de Santos
Classificação da fase eliminatória*
1-Marina da Glória - 9 pontos
2- Veleiros do Sul - 8,75
3- Rio Yacht Club - 8,75
4- Iate Clube de Santos - 5,25
5- Grêmio de Vela da Escola Naval - 5
6- Iate Clube de Santa Catarina - 4,5
7- Búzios Vela Clube - 4,25
8- Clube Naval Charitas - 4
9- Iate Clube do Rio de Janeiro - 2,25
10- Yacht Club Santo Amaro - 2
* Os quatro primeiros passaram para as semifinais
Como sempre, o Match Race Brasil 2010 foi disputado em veleiros Beneteau First 40.7, rigorosamente iguais e fornecidos pela organização. A competição reuniu dez equipes de quatro Estados (São Paulo, Rio, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A competição distribuiu R$ 50 mil em prêmios, sendo que o clube vencedor ganhou R$ 18 mil, além de ficar durante um ano com a posse do exclusivo troféu Roger Wright, feito todo de prata, numa homenagem ao banqueiro falecido no ano passado num acidente aéreo na Bahia.
O Match Race Brasil foi organizado pela Brasil1 Esporte e teve o patrocínio de Bradesco, Volvo, Semp Toshiba, Nycomed, Wartsila, Light e Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.