Kamikaze XI e Mandinga venceram o ConeSul. C'est la vie ficou com o Troféu Seival e Buccaneer com a Regata Farroupilha

finalcapa

O 19º Circuito Conesul de Vela de Oceano chegou ao final nesta segunda-feira depois de seis regatas realizadas em dois fins de semanas no Veleiros do Sul. O título na classe ORC Internacional ficou com o barco Kamikaze XI, de Hilton Piccolo. E na classe RGS o vencedor foi o Mandinga, de Gustavo Erle Lis. Na classe J/24 que encerrou a competição no sábado teve como campeão o barco Iucca, de Ronaldo Ruschel.

circuitofinal1

O Circuito encerrou com a disputa das regatas longas, em geral as mais difíceis, que largaram no domingo às 11h30min em frente a Usina do Gasômetro, zona central de Porto Alegre. No 40º Troféu Seival, na distância de 90 milhas, correram as classes ORC Internacional e Bico de Proa. O barco Ângela II, de Renato Plass, levou a taça Xodó por ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada, próxima a Ilha das Pedras Brancas no Guaíba, às 6h24min49s de hoje. No tempo corrigido da ORCI apontou a vitória do C’est la vie, de Henrique Dias, que agora se tornou o bicampeão da Seival (2005 e 2010).

circuitofinal4

circuitofinal5

O comandante do C’est la vie definiu como dramática a conquista do Seival. “Tínhamos que andar próximo do Kamikaze, que é um barco mais rápido que nós e ainda não podíamos contar com a vela certa, pois rasgamos uma das genoas durante a regata. Foi um campeonato bem difícil para nós porque tivemos que superar diversas condições adversas,” disse Henrique Dias, 22 anos.

O Kamikaze XI ficou na segunda colocação na regata Seival, mas na soma de pontos na classificação geral garantiu ao comandante Piccolo, 53, seu primeiro título do Circuito Conesul na ORCI. “Apesar de poucos barcos na classe o Circuito foi muito disputado. Sofremos uma desclassificação em uma das regatas, mas nos recuperamos. A Seival foi cansativa demais, teve vento forte que depois sumiu. Até andamos de ré na correnteza quando já nos encontrávamos perto da chegada”, falou o comandante campeão.

circuitofinal2

Na 21ª Regata Farroupilha destinada para a classe RGS o vencedor foi o Buccaneer, de Marcelo Bernd, ao chegar às 19h53min48s da noite de domingo. O Mandinga, de Gustavo Lis, ficou na quinta colocação, mas a boa média de resultados durante o Circuito lhe proporcionou a vitória na classe. O comandante Gustavo Lis, 32, destacou o papel de sua tripulação para alcançar o título. “Nossa equipe mostrou que é boa e está de parabéns. Não tivemos nenhum problema durante o campeonato. Conseguimos andar perto dos barcos maiores e isso nos animou.”, comentou Lis.

Na Lagoa dos Patos as tripulações enfrentaram vento forte, que alcançou 32 nós de intensidade de direção leste, ondas altas e baixa temperatura que castigaram os velejadores. Na opinião de alguns competidores, a perna entre os faroletes da Barba Negra e Desertas foi a mais difícil de navegar em razão de um duro contravento. E no final da madrugada a calmaria que prolongou ainda mais o tempo da regata, maltratando as já cansadas tripulações. Entre as duas regatas houve cinco desistências, algumas por avarias nos barcos. O Friday Night, de Frederico Roth, foi o único a chegar na classe Bico de Proa do Seival, às  7h53min02s. No 13º Velejaço Farroupilha o barco Vento e Alma, comandado por Geison Mendes e tripulado com crianças da flotilha de Optimist foi o vencedor na Força Livre. 

circuitofinal3

circuitofinal6 

circuitofinal7

O 19º Circuito Conesul teve a participação de 27 barcos no total de Porto Alegre e Pelotas (Veleiros do Sul, Clube dos Jangadeiros, Iate Clube Guaíba e Veleiros Saldanha da Gama) e contou com o patrocínio da Unifertil e apoio do estaleiro DeltaYachts e Equinautic. No final da tarde foi realizada a premiação do Circuito Conesul.

Veja os resultados completos aqui

Fotos das regatas e premiação, aqui

 

Patrocínio:

logounif_p

Apoio:

delta_p

equinautic_p