Passeio Náutico agitou as águas do rio Jacuí

pjacui14

O dia de céu encoberto não prejudicou a beleza do Passeio Náutico no rio Jacuí realizado neste sábado (25) pelo Veleiros do Sul. A saída do Clube foi por volta das 10h30min. Na Marina da Conga, na Ilha das Flores, situada no Delta do Jacuí, se acoplou um grupo de lancheiros que aguardavam a chegada da lancha guia Quatro Estações, com o diretor da Motoryama, Rogério Schröder, apoiador do evento. Em seguida todos rumaram com destino à cidade de São Jerônimo, 30 milhas adiante seguindo pelo rio Jacuí em direção oeste.

pjacui01

pjacui02

O comboio era formado por 39 lanchas e jet skis. Três veleiros se aventuraram subir o Jacuí a motor, mas apenas um, o Jean, chegou a São Jerônimo. A forte correnteza contraria, devido as chuvas nos últimos dias no Estado, era um fator limitante para barcos mais lentos.

pjacui03

pjacui05

O dia era de céu cinzento, mas de vento fraco pela manhã. Lanchas de vários tamanhos se espalharam pelo rio numa longa fila que deixaram seus rastros nas águas. No caminho as pessoas tiveram a oportunidade de vislumbrar a natureza ainda conservada em vários pontos da orla do rio, assim como as diversas ilhas cobertas de matas em seu leito.

pjacui06

pjacui07

Com velocidade em média de 23 nós as lanchas levaram pouco mais de uma hora para chegarem a São Jerônimo, situado em frente à confluência dos rios Jacuí e Taquari. O rio estava com pelo menos oito metros acima do seu nível. A área do Clube Náutico foi inundada, permitindo o desembarque somente da área do porto da cidade. Uma parte das lanchas conseguiu chegar até a beira do rio. Já as de maior porte, principalmente, fundearam próximas à orla. O VDS colocou a disposição dois botes para fazer o serviço de embarque e desembarque dos tripulantes das lanchas. E ainda o barco Evaldo Ritter para salvatagem.

pjacui08

pjacui09

A chegada teve tiros de foguetes e uma ótima acolhida do prefeito Marcelo Luiz Schreinert, do coordenador desportivo da Prefeitura, Leandro Souza, e do coordenador da Cultura Cláudio Rollo. O grupo de Escoteiros do Mar Carajás auxilou na recepção dos barcos. Em torno de 116 pessoas que integraram o passeio náutico participaram do almoço de confraternização no Restaurante Panorâmico.

pjacui11

pjacui10

pjacui12

Após o evento o Veleiros do Sul foi homenageado pela Prefeitura com peças do artesanato local recebido pelo vice-comodoro esportivo Eduardo Ribas, que agradeceu o apoio e a participação dos motonautas e seus familiares dos diversos clubes e marinas presentes. Na metade da tarde o pessoal começou a retornar para Porto Alegre.

pjacui13

Veja mais fotos aqui

 

Assista também o vídeo do Passeio Náutico