Equipe do VDS é campeã argentina de match race

matchgirls_p

 

A tripulação brasileira com Marina Jardim, Mariana Gliesch e Luciana Kopschitz, do Veleiros do Sul venceu o Campeonato Argentino de Match Race feminino, realizado neste fim de semana no Club Náutico San Isidro, em Buenos Aires.

Elas ficaram em primeiro lugar na fase round robin e derrotaram na final a equipe de Martina Silva (YCA) por 2 a 1. As regatas foram disputadas nos barcos da classe Avan 660. Este foi o segundo título conquistado na Argentina pelas brasileiras que fazem parte do Núcleo de Vela de Alto Rendimento, do Veleiros do Sul.

Em outubro elas foram campeãs do Match Race feminino do 30º Grand Prix Internacional Luis Alberto Cerrato, no Yacht Club de Olivos. E ainda foram vice-campeãs na Semana de Vela de Buenos Aires, no início deste mês.

O próximo desafio das gurias será o Campeonato Sul-Americano de Match Race que começa nesta sexta-feira e vai até a segunda-feira no Veleiros do Sul. Participam equipes nas divisões Open e Feminino.

Classificação Final do Campeonato Argentino

1º - Marina Cardia Jardim, Mariana Gliesch e Luciana Kopschitiz (BRA/VDS)

2º - Martina Silva, Maria Bozzo e Ana Silva (ARG/ CNMP/YCA)

3º - Mariana Crousse, Consuelo Monsegur e Cecilia Granuchi (ARG/YCA/CNSI)

4º - Gabriela Santanna, Daniela Villamonte e Valentina Barrio (ARG/ CNMP)

5º - Paula Ramos, Andrea Basagaña e Cristina Andagorta (YCCN/YCA/YCO)

Leia o relato da timoneira Marina Jardim

No sábado começou o campeonato com um ventinho bem social, ótimo para os barcos Avan 660 utilizados no campeonato. Perdemos o primeiro confronto do dia contra Mariana Crousses (de novo), mas depois largamos todas na frente, exceto contra a equipe das Silva, que só passamos no começo do segundo contravento, porque elas tiveram um problema com o balão e como estávamos na popinha foi só manter a concentração, cambamos e garantimos o lado que favorecia, e a partir daí foi só administrar a vantagem, neste momento já ventava bastante. Terminamos o double round robin em primeiro e a final ficou para o outro dia.

No domingo tivemos uma série de melhor de três contra o time da Martina Silva, as regatas foram ótimas e às pré-largadas difíceis. Na primeira regata confiei muito em um pênalti que não aconteceu, nos últimos segundos para largar. Por isso ela largou na frente com uma pequena vantagem.

Na montagem de bóia quando subimos o balão este desceu de repente, gritei para pegarem a adriça, mas o gato havia se rompido, e com isso elas garantiram a vitória. Buscamos a adriça no intervalo e seguimos para mais uma regata. Mais uma pré-largada tensa, mas consegui um shiftt right no final e como estávamos mais velozes ficamos lado a lado com um gap relativamente bom.

Estávamos com o andamento melhor e passamos um pouco, porém mantive o barco sempre soltando nas adversárias para não ter risco delas conseguirem uma cambada. Levamos para depois do layline e voltando de través abrimos um pouco, aí foi só administrar. Na terceira conseguimos empurrar a Martina para escapar, aí quando elas pararam mais uma vez consegui o shift right e com maior velocidade largamos melhor. Tentaram nos orçar no contravento, mas só foi bom para nós! Abrimos um barco de distância e ganhamos um pouco mais de tranquilidade!

Agora com a sensação de trabalho cumprido e metas atingidas queremos voltar para Porto, não para descansar, porque temos que arrumar os J/24 para o Sul-Americano que já começa na sexta. É isso aí, a luta continua...