Barcos olímpicos Elliott adquiridos pelo VDS seguem da China para o Brasil
Os barcos fabricados na China serão embarcados nesta segunda-feira (15) do porto de Shekou para o Brasil. A previsão de chegada ao porto de Rio Grande é para o dia 15 de dezembro. O Núcleo de Vela de Alto Rendimento do VDS será o primeiro clube da América do Sul a receber os barcos Elliott 6M, classe do match race feminino nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
O Clube concluiu em setembro a compra de seis unidades (completas com velas) do estaleiro neozelandês Elliott Marine. O projeto olímpico foi uma parceria entre o VDS, Ministério do Esporte, Bradesco e Unifertil, com recursos provenientes da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.
Pelo convênio entre o VDS e a Confederação Brasileira de Vela e Motor os barcos ficarão a disposição das equipes femininas envolvidas no desenvolvimento e aperfeiçoamento de match race,
Desenhado pelo neozelandês Greg Elliott, o Elliott
Ao ser escolhido para um barco olímpico feminino teve algumas alterações no seu equipamento original, como a área vélica reduzida para permitir a navegação em uma maior faixa de condições de vento e com peso máximo da tripulação de
O Núcleo de Vela possui uma estrutura com barcos, velas e material de apoio, academia de ginástica, além de promover clínicas de treinamentos com técnicos e velejadores olímpicos. O Clube fez investimentos nesta área com recursos provenientes da Lei de Incentivo ao Esporte, já aprovados pelo Ministério do Esporte. A lei permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos sejam descontados do imposto de renda de pessoa física e jurídica.