Barcos da classe olímpica Elliott 6m serão batizados em Porto Alegre

elliottsbati_p


Nesta quarta-feira, dia 2, será o lançamento oficial no Veleiros do Sul dos seis barcos da classe Elliott 6M destinados à modalidade de match race feminino. A classe será a novidade da vela nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. A cerimônia de batismo da primeira flotilha de Elliott 6M da América do Sul será às 12 horas no Veleiros do Sul. Clique e assista o vídeo do Elliott 6M em teste no Veleiros do Sul.

A solenidade terá a presença dos membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Renata Carneiro, responsável pela Solidariedade Olímpica, e Julio Noronha, Gerencia Geral de Desenvolvimento, Ricardo Baggio, Superintendente da Confederação Brasileira de Vela e Motor, dos secretários de Esporte do Estado Kalil Sehbe e do Município Edgar Meurer e da presidente da Câmara de Porto Alegre Sofia Cavedon.

elliotts_3

O projeto pioneiro da vela brasileira feito pelo Veleiros do Sul foi através da Lei de Incentivo do Esporte com parceria das empresas Bradesco e Unifertil e Confederação Brasileira de Vela e Motor. Os barcos foram comprados em setembro de 2010 do estaleiro neozelandês Elliott Marine ao custo de R$ 102 mil cada unidade. Construídos na China, os Elliotts chegaram no início de janeiro e foram montados no Veleiros do Sul.

Técnica norte-americana dará clínica às velejadoras brasileiras

A preparação para o match race feminino da Olimpíada de Londres em 2012 começa também nesta quarta-feira após a cerimônia do batismo. A técnica norte-americana e bicampeã mundial desta modalidade Sally Barkow ministrará um curso para 15 velejadoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília e Rio Grande do Sul. E ainda terá a participação de três técnicos. A Clínica conta com apoio do Programa Solidariedade Olímpica (COI) via Comitê Olímpico Brasileiro.


“Para a maioria delas será o primeiro contato com os Elliotts e por isso é fundamental começar o trabalho de treinos desde já”, diz a técnica de vela da CVM Martha Rocha. Na clínica, que terá seis dias de duração, serão vistos as principais técnicas e regulagens utilizadas na classe Elliott 6M. “Além de ser uma novidade nos Jogos Olímpicos, o barco Elliott 6M também não existia no Brasil. A chegada dos barcos nos permite a preparação correta das tripulações” diz a técnica da CBVM. O Veleiros do Sul abriga um dos Núcleos de Vela de Alto Rendimento da CBVM e atualmente é o melhor estruturado na modalidade de match race.