Barcos olímpicos Elliott 6M são batizados no VDS
Nesta quarta-feira (02), o Veleiros do Sul realizou o lançamento oficial dos seis barcos da classe Elliott 6M destinados à modalidade de match race feminino. A classe será a novidade da vela nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. A cerimônia de batismo da primeira flotilha de Elliott 6M da América do Sul ocorreu às 12h no Veleiros do Sul.
Ricardo Baggio fala sobre a iniciativa do Veleiros do Sul
Madrinhas batizam os Eliotts
O evento contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Sehbe, do secretario municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Edgar Meurer e da presidente da Câmara Municipal de Vereadores da Capital, Sofia Cavedon, além de dirigentes da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O projeto, pioneiro da vela brasileira feito pelo Veleiros do Sul, foi constituído com a Lei de Incentivo do Esporte com parceria das empresas Bradesco e Unifertil e Confederação Brasileira de Vela e Motor.
Os barcos da primeira flotilha de Elliott da América do Sul receberam os nomes das cidades Olímpicas: Atlanta, Sidney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Eles tiveram como madrinhas as velejadoras: Juliana Senfft, Marina Jardim e Fernanda Decnop, do Rio de Janeiro, Juliana Duque, da Bahia, e as gaúchas Mariana Silva e a técnica Martha Rocha.
Juliana Senfft, Marina Jardim e Fernanda Decnop, Juliana Duque, Mariana Silva e a técnica Martha Rocha
Ricardo Baggio, Superintendente da CBVM, deixou um recado aos velejadores: “Vocês são privilegiados, nunca antes na história da vela brasileira uma modalidade teve tamanho apoio e suporte, nós acreditamos em vocês em 2012 e 2016, portanto aproveitem”, citando a abertura que os clubes e equipes terão para solicitar treino nos Elliotts.
Já Renata Carneiro, da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Brasileiro, parabenizou a iniciativa: “Esse é o caminho em termos de projeto que o COI apóia. O Brasil é uma potência olímpica e temos de concentrar esforços para engrandecer cada vez mais o esporte no nosso país”, afirmou.
Nelson Ilha, Ricardo Baggio, Kalil Sehbe, Augusto César Streppel, Eduardo Ribas e Edgar Meurer
O Secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Sehbe, esteve presente e representou o governador do Estado Tarso Genro aproveitou para destacar a importância da parceria entre instituições públicas e privadas, além do empenho dos clubes para o desenvolvimento do esporte no Estado.
Ele ainda antecipou um anúncio que será feito em breve pelo governador Tarso, uma lei estadual para incentivo ao esporte, nos moldes da Lei do Incentivo à Cultura (LIC): “Além de termos uma política estadual, voltada ao esporte, também vamos ter uma lei de incentivo através do ICMS a pagar, compromisso a ser honrado já no primeiro ano de governo. Será um marco inicial para grandes conquistas.”
Mariana Gliesch Silva, velejadora do Núcleo de vela de Alto Rendimento do Veleiros do Sul no Elliott 6M
Barcos Elliott 6M
O Veleiros do Sul abriga um dos Núcleos de Vela de Alto Rendimento da CBVM e hoje é o melhor estruturado na modalidade de match race, conforme lembrou o vice-comodoro esportivo do Clube, Eduardo Ribas.
“Nos próximos anos veremos aqui no Veleiros do Sul velejadores brasileiros e internacionais treinando, fazendo clínicas e competindo na modalidade. Este sonho não seria uma realidade e, constantemente ampliado, sem a participação de nossos patrocinadores, apoiadores, colaboradores e associados. Que cada vez mais possamos tornar nosso Veleiros do Sul uma instituição com 75 anos de história, uma referência no mundo da vela”, disse Ribas
Autoridades foram recebidas no Bar Náutico
Após a cerimônia de batismo, as autoridades e dirigentes que presenciaram a cerimônia foram recebidas pelos vice-comodoro esportivo Eduardo Ribas e pelo vice-comodoro social Eduardo Scheiddegger Júnior para um almoço no Bar Náutico.
Almoço no Bar Náutico