Clínica de match race empolga técnica norte-americana

clinisite4

A clínica de vela de match race conduzida pela técnica norte-americana Sally Barkow teve início na quinta-feira com intenso programa de treinamento no Núcleo de Vela de Alto rendimento do Veleiros do Sul, em Porto Alegre. A aplicação e o entusiasmo das 18 velejadoras e sete técnicos participantes tem deixado a técnica, integrante da equipe olímpica do US Sailing Center, muito contente com que encontrou no Brasil.

clinisite1

“Estou contente com o grupo que é muito empolgado e dedicado. E também pelas instalações do Clube que oferece toda a estrutura adequada para um bom trabalho”, comentou Sally, bicampeã mundial de match race. A clínica está sendo feita com os seis novos barcos olímpicos da classe Elliott 6M que foram lançados na água na quarta-feira no Veleiros do Sul. Eles foram adquiridos pela Lei de Incentivo ao Esporte com parceria da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Bradesco e Unifertil.

clinisite3

O treinamento é teórico e prática sobre as técnicas do match race, modalidade de regata de barco contra barco, que fará parte da vela nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, somente para as mulheres. Na água as velejadoras são divididas em dois níveis: avançado e iniciante. A classe Elliott 6M é uma novidade para a maioria das velejadoras, não só no Brasil, que foi o primeiro da América do Sul a contar com este barco, mas também em boa parte do mundo.

clinisite2

clinisite5

O gerente técnico do Núcleo de Alto Rendimento do Veleiros do Sul, Geison Mendes diz que no primeiro dia as meninas foram observadas pela norte-americana para uma avaliação técnica. Agora trabalhamos os fundamentos do match race, como manobras, condução do barco, regulagens e treinos de pré-largada. E em seguida começamos as técnicas de match race, propriamente dito. Um dos barcos é escolhido para levar uma microcamara que grava toda a movimentação a bordo da tripulação. “O técnico de fora do barco enxerga os erros, mas as imagens reforçam para as velejadoras a maneira correta e o tempo certo das manobras.”

clinisite6

A clínica de vela de match race segue até domingo e tem o apoio do programa de Solidariedade Olímpica do COI, através do Comitê Olímpico Brasileiro, que também esteve presente no lançamento da flotilha de Elliott em Porto Alegre.

clinisite7