Semana Brasileira de Vela: Geison Mendes está na vice-colocação da Laser Radial

geisonB

Mesmo sem ventos, tripulações de Bernardo Ardnt, na Hobie Cat 16, e Cláudio Biekarck, na Lightning, lideram nas respectivas classes

Pelo Veleiros do Sul, Geison Mendes assumiu a vice-liderança na Laser Radial, Henrique Dias subiu para 8º e na Snipe Samuel Albrecht e Flávio Fernandes desceram para o 5º lugar

Flávio Perez – ZDL

Florianópolis (SC) - O segundo dia da Semana Brasileira de Vela, mais uma vez, apresentou ventos fracos, variando de cinco a oito nós. Mesmo assim foram realizadas duas regatas na tarde desta quinta-feira, nas duas raias montadas na praia de Jurerê, em Florianópolis. Os favoritos às vagas brasileiras nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara se recuperaram dos resultados negativos do primeiro dia. O evento classifica os velejadores do País para o Pan do México nas sete classes do calendário.

geison


A Sunfish (disputada com barcos da Laser Radial) registra o maior equilíbrio da Semana Brasileira de Vela. O atual líder Matheus Dellagnelo, de 22 anos, assumiu o topo da lista depois de ficar em quinto lugar nas três regatas disputadas. O atual campeão brasileiro afirma que o conhecimento da raia não pode ser apontado como fator preponderante. "As três regatas foram muito difíceis, sem vento e rondando demais. Eu tentei me segurar no meio e deu certo. Ser de Florianópolis não ajudou desta vez, mas também não atrapalhou. Foi tudo muito louco", relata Dellagnelo, feliz com o nível técnico da classe na seletiva.


As disputas equilibradas para uma vaga na Sunfish apontam um duelo à parte entre homens e mulheres. A velejadora fluminense Mônica Matschinske chegou a liderar a competição depois de dois segundos lugares, mas na terceira prova foi mal e caiu para a sexta posição. Adriana Kostiw se recuperou e pulou da 13ª para a terceira posição. "Hoje fui bem, me recuperei da velejada de quarta-feira. Mas tem muita coisa pela frente", comemora Kostiw. O líder do primeiro dia Henrique Back teve problemas e saiu da liderança para a 21ª posição.


Na classe Lightning, a tripulação de Cláudio Biekarck venceu as duas regatas do dia e ultrapassou o time da família Buckup, que teve uma largada escapada na última regata desta quinta-feira. "Hoje a nossa tripulação foi mais agressiva e levamos vantagem nas manobras. Por enquanto, a briga é entre o nosso time e os Buckup. Na vela é muito comum marcar quem está na frente, ainda mais em uma seletiva com menos barcos", destaca Biekarck.


Na Snipe, a dupla Paulo Santos e Rodrigo Inácio segue na liderança depois de três regatas. Porém, as parcerias Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges e Alexandre Paradeda/ Gabriel Kieling se recuperaram no segundo dia da Semana Brasileira de Vela. A tripulação de Paradeda, que é o atual campeão pan-americano de Snipe, saiu da nona para a quarta posição, depois de um quarta e um primeiro lugares. Já Alexandre Tinoco/Gabriel Borges se aproximou do líder Paulo Santos, após fazer primeiro e quarto lugares. "Agora é manter a cabeça no lugar, tem muita gente boa na disputa. Na classe é impossível decidir nas primeiras regatas. Não tem favorito e o classificado só deve sair na última", alerta Tinoco.

snipe


Os favoritos à vaga no Pan na Hobie Cat 16, Bernardo Ardnt e Bruno Oliveira, assumiram a liderança que era de José Roberto de Jesus e Anderson Brandão. Nesta quinta-feira, o time de Baby, como é conhecido o timoneiro, venceu as duas as regatas. "Hoje foi um dia no qual nossos planos e estratégias deram certo, o que não ocorreu ontem. A sorte nos ajudou também. Vai ser difícil até o último dia. Todos vão ter chance de liderar e a ideia é manter a calma e aproveitar o momento certo", conclui Baby.


Resultados - após dois dias

Hobie Cat 16 - 4 regatas

1- Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira - 8 (5+1+1+1)
2- José Roberto deJesus/Anderson S. Brandão - 10 (1+2+5+2)
3- Claudio Teixeira Jr./ Weverton dos Santos - 10 (2+3+2+3)
4- Ricardo Halla / Marcela Mendes - 18 (6+5+3+4)
5- Mario Dubeux / Karoline Bauermann - 18 (3+4+6+5)

Sunfish/Laser Radial - 3 regatas

1- Matheus Dellagnelo - 15 (5+5+5)
2- Geison Dzioubanov - 18 (4+1+13)
3- Adriana Kostiw - 28 (15+4+9)
4- Sérgio Túlio de Andrade - 30 (9+6+15)
5- João Hackerott - 30 (10+13+7)

8 - Henrique Silva Dias (VDS)

Lightning - 4 regatas

1- Cláudio Biekarck/ Marcelo Silva / Gunnar Ficker - 6 (2+2+1+1)
2- Mário Buckup/Telma Buckup/ Marc Buckup - 9 (1+1+2+5)
3- Bruno Prada/ Juan de La Fuente/ Nicolas Brancher - 12 (3+3+4+2)
4- Diego Mello / Jordan Mello / Marcelo da Silva - 14 (4+4+3+3)

Snipe - 3 regatas

1- Paulo Santos/ Rodrigo Oliveira - 6 (1+2+3)
2- Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges - 8 (3+1+4)
3- Rafael Gagliotti / Henrique Wisniewki - 13 (5+6+2)
4- Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling - 14 (9+4+1)
5- Samuel Albrecht/ Flávio Fernandes - 14 (2+5+7)

A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, com apoio da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco,apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.