Adrion Santos, do VDS, foi o destaque do primeiro dia da Pré-Olímpica

adrion_santosB

Flávio Perez - ZDL

Florianópolis (SC) - A segunda parte da Semana Brasileira de Vela começou com muita chuva e regatas disputadas em três raias montadas na praia de Jurerê, em Florianópolis. Estão inscritos 80 velejadores em sete classes para definir o restante do time que representará o País nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O evento, com sede no Iate Clube de Santa Catarina, classifica também a equipe nacional de vela, que disputará as principais competições internacionais da temporada e buscará vagas na Olímpiada de Londres/2012, durante o Mundial da Austrália, em dezembro deste ano.

Pela primeira vez na Semana Brasileira de Vela, iniciada no dia
15, a chuva forte deu as caras. Os ventos rondados, variando de 8 à 15 nós, prejudicaram a disputa entre as melhores duplas de Star do País. Foi realizada apenas uma regata e a segunda foi cancelada pela Comissão de Regata. A parceria Robert Scheidt/Bruno Prada levou vantagem sobre Torben Grael/Marcelo Ferreira. "Eu queria mais uma regata. Não deveria ter cancelado", opina Marcelo Ferreira, terceiro colocado do dia.

O proeiro de Robert Scheidt, Bruno Prada, assegurou que a dupla usou o entrosamento como trunfo. "Velejamos bem. Aqui, como são poucos barcos, o mais importante é a primeira cruzada entre os veleiros. Se você estiver na frente tem muita vantagem e nesta terça deu certo".

Gaúcho surpreende na Laser - O destaque da classe Laser Standard foi o gaúcho Adrion Santos (Veleiros do Sul/ RS), que superou o favorito Bruno Fontes (Iate Clube de Santa Catarina). "Não esperava ficar em primeiro. Estou de férias e vim aproveitar a semana. Fiquei feliz e surpreso. Estou competindo com os melhores velejadores que competem lá fora. Vamos ver se consigo terminar entre os três primeiros", comemora Adrion.

adrion_santos

Na classe 470, as disputas não são separadas entre homens e mulheres. O objetivo da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) é elevar o nível das velejadoras. Na raia, nesta terça-feira, Martine Grael e Isabel Swan fizeram a segunda melhor média do dia com um segundo e um terceiro lugares. A dupla Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt está na frente nos critérios de desempate, também com 5 pontos perdidos.

isabel470


Já os favoritos Fábio Pillar e Thiesen tiveram problemas na primeira regata desta terça. "Chegaram sete barcos para montar a primeira boia ao mesmo tempo. O nosso barco bateu com o da Fernanda Oliveira. Pelas regras de passagem, a nossa embarcação não deveria estar naquele local. Pagamos penalidade (720 graus) e não conseguimos a recuperação. Já na segunda deu tudo certo e nosso time venceu", lamenta Fábio Pillar, que terminou a terça-feira em quarto lugar.



Entre as mulheres, a melhor velejadora de Laser Radial foi Adriana Kostiw (YCSA/SP). A atleta está confiante em um bom resultado na Semana Brasileira de Vela. "É uma estratégia diferente do que foi na semana passada na seletiva da Sunfish para o Pan. Têm menos barcos na raia e a briga é só entre as mulheres. Isso pode ter feito a diferença desta vez", explica Kostiw.


Ricardo Winicki, o Bimba (Búzios/RJ), venceu as duas regatas na classe RS:X e já abriu dois pontos de vantagem sobre o principal adversário Albert Carvalho. "O começo foi bom. Mas na primeira regata a coisa foi difícil, o Albert abriu distância e quase não ganhei. Dei sorte porque o Albert errou o percurso. Na segunda, com vento forte, venci de ponta a ponta", relata Bimba, que pode vencer a seletiva se chegar em primeiro em seis regatas.


Entre as mulheres, na RS:X, empate entre Patrícia Castro (Clube Naval Charitas) e Patrícia Freitas (Iate Clube do Rio de Janeiro), com uma vitória para cada. Entretanto, Castro leva vantagem porque venceu a última prova do dia.


Na 49er, os favoritos André Fonseca e Marco Grael (Jangadeiros/RS) lideram a classificação geral depois de três regatas disputadas. A dupla venceu duas e terminou a última na quarta colocação.


O jovem Gabriel Borges tenta outra façanha em Florianópolis, depois de confirmar a vaga para o Pan na classe Snipe ao lado de Alexandre Tinoco. O velejador quer fazer parte da equipe nacional de 49er com o companheiro Rodrigo Monteiro. "O Rodrigo teve problemas com o proeiro dele e me chamou. Eu gosto de velejar e tenho mais uma oportunidade na 49er. A minha prioridade é disputar o Pan, mas se nosso time se der bem nessa classe posso me dedicar também", relata Gabriel Borges, terceiro colocado na geral.


Jorge Zarif confirmou a boa fase e abriu vantagem para os rivais logo nas primeiras regatas da seletiva. O velejador teve 100% de aproveitamento, desempenho que chamou a atenção do amigo e adversário Henry Boening. "A gente tenta dar um calor nele agora porque ele está soberano na classe no Brasil. Quando eu posso eu incomodo. O Jorginho tem tudo para velejar muito bem lá fora", elogia Boening


As seletivas do Match Race feminino começam a ser disputadas nesta quarta-feira, a partir das 10 horas da manhã. Quatro tripulações estão confirmadas e todas se enfrentam duas vezes para definir a ordem das semifinais. O Match Race - competição barco contra barco - estreia no calendário olímpico da vela
em Londres. As demais classes têm regatas a partir do meio-dia.

Resultados Seletiva Olímpica - dia 1

Laser Radial - 2 regatas
1- Adriana Kostiw (SP) - 2 pp (1+1)
2- Odile Ginaid (ES)- 7 (5+2)
3- Monica Matschinske (RJ) - 7 (4+3)
4- Maria Hackerott (SP)- 7 (3+4)
5- Maria Boabaid (SC)- 9 (2+7)

Laser Standard - 2 regatas
1- Adrion Santos (RS) - 3 (+1+2)
2- Bruno Fontes (SC) - 5 (4+1)
3- Eduardo Couto (RS) - 6 (3+3)
4- Alex Veeren (SC) - 10 (2+8)
5- João Hackerott (SP) - 10 (6+4)

RS:X Masculino - 2 regatas
1- Ricardo Winicki, o "Bimba" (RJ) - 2 (1+1)
2- Albert de Carvalho (RJ) - 4 (2+2)
3- Gabriel Carvalho (RJ) - 6 (3+3)
4- Diego de Souza (SP) - 10 (5+5)

RS:X Feminino - 2 regatas
1- Patrícia Castro (RJ) - 3 (2+1)
2- Patrícia Freitas (RJ) - 3 (1+2)
3- Carmen Rosas (RJ) - 6 (3+3)
4- Lilia del Priori (RJ) - 8 (4+4)

Finn - 2 regatas
1- Jorge Zarif (SP) - 2 (1+1)
2- Henry Boening (RJ) - 4 (2+2)
3- Fábio Bodra (SP) - 7 (4+3)
4- Ricardo Valério (SP) - 7 (3+4)
5- Luís Mosqueira (SP) - 10 (5+5)

470 - 2 regatas
1- Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt (RS-SP) - 5 (3+2)
2- Martine Grael/Isabel Swan (RJ) - 5 (2+3)
3- Henrique Haddad/Nicolas Castro (RJ) - 6 (1+5)
4- Fábio Pillar/Gustavo Thiesen (RJ) - 7 (6+1)
5- Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (RS) - 9 (5+4)

Star - 1 regata
1- Robert Scheidt/Bruno Prada (SP) - 1
2- Admar Gonzaga/Rony Seifert (DF/SP) - 2
3- Torben Grael/Marcelo Ferreira (RJ) - 3
4- Luiz Reis/Samuel Gonçalves (DF/RJ) - 4
5- Luiz Gonzaga/Alexandre Freitas (DF) - 5

49er - 3 regatas
1- André Fonseca/Marco Grael (RS-RJ) - 4 (2+1+1)
2- Pablo Herman/Luis Herman (Chile) - 6 (1+3+2)
3- Rodrigo Monteiro/Gabriel Borges (RJ) - 9 (3+2+4)
4- Santiago Silveira/Felipe Umpierre (Uruguai) - 11 (4+4+3)

A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco,apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.