Semana Brasileira de Vela: Adrion mantém liderança na Laser. Equipe do VDS no match race é vice-colocada
Adrion Santos continua na liderança na Laser Standard. No primeiro dia do match race a equipe do VDS comandada por Juliana Senfft está na vice-colocação
Florianópolis (SC) - Dois velejadores venceram todas as regatas até agora na Semana Brasileira de Vela. Os donos das façanhas são Ricardo Bimba Winicki, na RS:X, e Jorge Zarif, na Finn. Foram disputadas duas regatas em cada classe, exceto na Star e na 49er, nesta quarta-feira, com ventos rondados variando de
Ricardo Winicki aproveitou bem as condições da raia na praia de Jurerê e acumula quatro vitórias em quatro regatas. Na cola de Bimba continua o próprio aluno e funcionário Albert Carvalho, que chegou em segundo em todas as provas até o momento. "Quero vencer amanhã (quinta) e praticamente confirmar a minha vaga no Pan. O Albert é um cara que veleja bem e preciso sempre estar na melhor forma", reforça Bimba, dono de duas medalhas de ouro
Na classe Finn, Jorge Zarif também reina absoluto na Semana Brasileira de Vela com 100% de aproveitamento. Os ventos fracos favorecem o atleta, o mais leve entre os competidores da classe. O integrante da equipe olímpica já projeta disputar competições no exterior para não fazer feio em Londres, caso o Brasil consiga a vaga. "Esse ano de 2011 será de afirmação no cenário internacional. Vou correr pela primeira vez todas as provas da temporada. Quero ganhar mais experiência e, dependendo dos resultados, dá para sonhar com um bom resultado em Londres", destaca Zarif.
A dupla Martine Grael e Isabel Swan (Rio Yatch Clube) assumiu a liderança da classe 470, depois de quatro regatas disputadas na Semana Brasileira de Vela,
Duelo da Star- A dupla Robert Scheidt/Bruno Prada continua em primeiro lugar na Star depois de quatro regatas disputadas. Nesta quarta, com um pouco mais de vento, a Comissão realizou três provas. Os atuais vice-campeões olímpicos venceram duas e terminaram uma em segundo. "Foram regatas muito disputadas e difíceis, onde quem larga melhor sempre leva vantagem. Tudo muito decidido no detalhe. A briga acaba sendo entre a gente e o time do Torben", revela Scheidt.
O proeiro dele, Bruno Prada, espera que os ventos favoreçam mais os atletas nas próximas regatas. Apesar da vantagem, Prada afirma que nada está decidido na Semana Brasileira de Vela. "Ainda tem mais sete regatas. Está muito no começo e o pessoal ainda está aquecendo", afirma Bruno Prada.
Na classe RS:X feminina, Patrícia Freitas (ICRJ) venceu as duas regatas do dia e tirou a xará Patrícia Castro (CNC) do topo. Na primeira prova, a velejadora largou escapada e foi obrigada a fazer uma corrida de recuperação para terminar na frente. "Primeiro, eu precisei fugir do vento sujo da galera que estava na minha frente. Quando você larga atrás, a receita é acreditar que ainda dá e seguir em frente", explica Freitas.
O destaque da 49er do dia foi a dupla Rodrigo Monteiro/Gabriel Borges (BVC) com uma vitória e dois segundo lugares. A parceria se aproximou dos líderes André Fonseca/Marco Grael (CDJ). Rodrigo elogiou o companheiro Gabriel Borges, classificado também para representar o Brasil no Pan de Guadalajara na classe Snipe. "Ele (Gabriel) é o cara. Eu aprendi a velejar de 49er com ele. Se continuar a ventar fraco a gente tem chance aqui em Florianópolis, porque a nossa dupla é muito leve", comemora Rodrigo Monteiro.
Na Laser Radial, a disputa está mais equilibrada depois de quatro regatas. Adriana Kostiw (YCSA) e Mônica Matschinske (CNC) têm nove pontos perdidos e dividem o primeiro lugar. Matschinske venceu as duas provas do dia e contou com um vacilo de Kostiw na quarta regata do calendário. Na Laser Standard, Adrion Santos (VDS) continua em primeiro lugar, com vantagem de três pontos para Eduardo Couto (ICRJ).
Estreia da Match Race- As primeiras disputas da classe Match Race na Semana Brasileira de Vela foram realizadas nesta quarta-feira com 11 duelos entre as quatro tripulações inscritas. O time de Renata Decnop lidera a competição barco contra barco, com quatro vitórias. Em segundo lugar está a equipe de Juliana Senfft, seguida pelas tripulações de Juliana Mota e Caroline Bejar. As velejadoras utilizam barcos rigorosamente iguais. A classe estreia no calendário olímpico em Londres/2012.
Resultados Seletiva Olímpica - dia 2
Laser Radial - 4 regatas
1- Adriana Kostiw (SP) - 9 pp (1+1+2+5)
2- Monica Matschinske (RJ) - 9 (4+3+1+1)
3- Odile Ginaid (ES)- 12 (5+2+3+2)
Laser Standard - 4 regatas
1- Adrion Santos (RS) - 9 (1+2+4+2)
2- Eduardo Couto (RS) - 12 (3+3+1+5)
3- Bruno Fontes (SC) - 15 (4+1+6+4)
RS:X Masculino - 4 regatas
1- Ricardo Winicki, o "Bimba" (RJ) - 4 (1+1+1+1)
2- Albert de Carvalho (RJ) - 8 (2+2+2+2)
3- Gabriel Carvalho (RJ) - 12 (3+3+3+3)
RS:X Feminino - 4 regatas
1- Patrícia Freitas (RJ) - 5 (1+2+1+1)
2- Patrícia Castro (RJ) - 8 (2+1+3+2)
3- Lélia del Priori Winkler (RJ) - 13 (4+4+2+3)
Finn - 4 regatas
1- Jorge Zarif (SP) - 4 (1+1+1+1)
2- Henry Boening (RJ) - 8 (2+2+2+2)
3- Ricardo Valério (SP) - 13 (3+4+3+3)
470 - 4 regatas
1- Martine Grael/Isabel Swan (RJ) - 10 (2+3+2+3)
2- Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt (RS-SP) -12 (3+2+6+1)
3- Fábio Pillar/Gustavo Thiesen (RJ) - 14 (6+1+1+6)
Star - 4 regatas
1- Robert Scheidt/Bruno Prada (SP) - 5 (1+2+1+1)
2- Torben Grael/Marcelo Ferreira (RJ) - 9 (3+1+3+2)
3- Admar Gonzaga/Rony Seifert (DF/SP) - 13 (2+5+2+4)
49er - 6 regatas
1- André Fonseca/Marco Grael (RS-RJ) - 11 (2+1+1+1+2+4)
2- Rodrigo Monteiro/Gabriel Borges (RJ) - 14 (3+2+4+2+1+2)
3- Pablo Herman/Luis Herman (Chile) - 15 (1+3+2+3+3+3)
Match Race 11 disputas
1- Renata Decnop - 4 vitórias
2- Juliana Senfft,- 3 vitórias
3- Juliana Mota - 2 vitórias
4- Caroline Bejar - 2 vitórias
A seletiva olímpica da Semana Brasileira de Vela reúne, no Iate Clube de Santa Catarina, 80 velejadores até domingo (27). Os resultados da seletiva, somados aos dos brasileiros de cada Classe, definem os integrantes da Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que disputará as principais competições internacionais e buscará classificação para a vela nacional nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 durante o Mundial da Austrália,
A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, com apoio da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco,apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.