Semana Brasileira de Vela: Scheidt e Prada abrem vantagem na Star. Adrion (VDS) é 2º colocado na Laser
Dupla, líder do ranking mundial, vence as duas regatas da quinta-feira. Na Laser, Bruno Fontes assume a liderança e Adrion Santos ficou em 2º lugar. Equipe do VDS continua em 2º lugar no match race
Por Flavio Perez
Da ZDL de Comunicação
Em Florianópolis (SC)
Os líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, abriram vantagem de cinco pontos sobre os principais rivais Torben Grael e Marcelo Ferreira, na Semana Brasileira de Vela, disputada no Iate Clube de Santa Catarina. A dupla aproveitou bem a média de 10 nós de vento, com direção Nordeste, e ganhou as duas regatas realizadas na tarde desta quinta-feira.
Os atuais vice-campeões olímpicos venceram cinco das seis regatas disputadas até agora. "A gente esteve muito perto de ser ultrapassados por eles (Torben e Marcelo), mas mantivemos a calma nos momentos de pressão. Quando está em primeiro é preciso sempre manter a calma e continuar fazer as coisas certas, sem afobar. Tem que ser passo a passo", reforça Robert Scheidt.
Apesar da vantagem, Robert Scheidt mantém os pés no chão e torce para que as condições meteorológicas se repitam nesta sexta-feira para confirmar a vitória na seletiva de Star. "É uma boa vantagem (cinco pontos), mas ainda temos mais cinco provas pela frente. Muita coisa pode acontecer. A dupla Torben e Marcelo é experiente e pode tirar um coelho da cartola", relata Scheidt.
Zarif continua invicto na Finn - Na classe Finn, o velejador Jorge Zarif continua invicto depois de seis regatas disputas na praia de Jurerê. O líder do ranking brasileiro pode confirmar a presença na equipe olímpica de vela já nesta sexta-feira. O atleta de 19 anos é apontado pela CBVM como uma das esperanças de pódio para o Brasil em competições internacionais.
Até o maior medalhista olímpico do País, Torben Grael, se rendeu ao talento de Jorge Zarif. "O Jorginho é um velejador bastante precoce na Finn, mas com muita experiência pela idade que tem. O ideal pra ele é fazer regatas internacionais para melhorar ainda mais. É preciso investir em um velejador jovem, talentoso e com físico bom como o Jorginho", elogia Torben Grael.
Ricardo Winicki, o Bimba, perdeu os 100% de aproveitamento na classe RS:X na Semana Brasileira de Vela. Segundo colocado na classificação geral, Albert Carvalho conseguiu vencer a primeira regata da quinta-feira e ainda sonha em terminar o evento na frente. "Hoje, eu ganhei uma forçando demais, com a língua de fora no final. Marquei bem o Bimba pra ele não me passar no popa, onde ele anda muito. Dei o meu máximo. Agora é chegar com tudo para ganhar as próximas duas", projeta Albert Carvalho.
No feminino, Patrícia Freitas (ICRJ) venceuas duas provas e também pode confirmar a manutenção na equipe brasileira nas regatas de sexta. "Ainda falta regata, mas a classificação está quase garantida. É difícil tirar um terceiro ou um quarto, mas eu não posso dar muito mole", relata Patrícia Freitas.
Novo líder na Laser Standard - Bruno Fontes (ICSC) usou bem o conhecimento da raia em Florianópolis para assumir, pela primeira vez na competição, a liderança da classe Laser Standard. Nesta quinta-feira, o catarinense venceu as duas regatas e tirou Adrion Santos (VDS) do topo. "Velejando em casa e com vento, as coisas ficam mais fáceis. Os dois primeiros dias foram bem complicados, o que nivela a competição por baixo, sem desmerecer os adversários. Eu soube aproveitar minha velocidade e meu treinamento. Agora é torcer para ventar mais e conquistar a vaga tão sonhada para o Pan", destaca Bruno Fontes.
Na Laser Radial, Adriana Kostiw (YCSA) abriu três pontos de vantagem sobre a capixaba Odile Ginaid (ICES) vencendo uma regata e terminando a outra em terceiro. Mônica Matschinske (CNC) caiu para a terceira posição. "Regata com pouco barco não tem como errar, você bobeou tira um quinto ou sexto. É preciso estar atenta e pensar rápido. Vou fazer o café com leite a partir de agora", projeta Adriana Kostiw.
Na 470, a dupla Martine Grael/ Isabel Swan (RYC) segue a rotina de bons resultados na Semana Brasileira de Vela e continua na liderança da classificação geral, que inclui parcerias masculinas. A disputa, entretanto, está equilibrada. A diferença delas para a dupla terceira colocada, Fernanda Oliveira/Ana Barbachian (CDJ), caiu para apenas dois pontos.
Match Race tem final nesta sexta - A competição barco contra barco da Semana Brasileira de Vela chega à decisão. Nesta quinta-feira foram disputadas o complemento da primeira fase e as semifinais. A tripulação de Renata Decnop garantiu passagem para a decisão ao derrotar a equipe de Caroline Bejar por 3 a 0. Já Juliana Mota teve mais dificuldade para eliminar Juliana Senfft por 3 a 2. Na manhã desta sexta-feira Renata Decnop e Juliana Mota decidem a classe em melhor de cinco matches.
Os barcos Elliott 6M, que estão sendo usados em Florianópolis, serão os modelos utilizados na estreia da classe em Jogos Olímpicos, em Londres 2012. Eles são rigorosamente iguais e foram importados recentemente da Nova Zelândia para adaptação das equipes.
Resultados dia 3
Laser Radial - 6 regatas (1 descarte)
1- Adriana Kostiw (SP) - 8 pp (1+1+2+5+3+1)
2- Odile Ginaid (ES)- 11 (5+2+3+2+1+3)
3- Monica Matschinske (RJ) - 13 (4+3+1+1+4+4)
Laser Standard - 6 regatas (1 descarte)
1- Bruno Fontes (SC) - 11 (4+1+6+4+1+1)
2- Adrion Santos (RS) - 13 (1+2+4+2+4+6)
3- Eduardo Couto (RS) - 15 (3+3+1+5+13+3)
RS:X Masculino - 6 regatas (1 descarte)
1- Ricardo Winicki, o "Bimba" (RJ) - 4 (1+1+1+1)
2- Albert de Carvalho (RJ) - 8 (2+2+2+2)
3- Gabriel Carvalho (RJ) - 12 (3+3+3+3)
RS:X Feminino - 6 regatas (1 descarte)
1- Patrícia Freitas (RJ) - 5 (1+2+1+1+1+1)
2- Patrícia Castro (RJ) - 9 (2+1+3+2+2+2)
3- Lélia Winkler (RJ) - 15 (4+4+2+3+3+3)
Finn - 6 regatas (1 descarte)
1- Jorge Zarif (SP) - 5 (1+1+1+1+1+6)
2- Henry Boening (RJ) - 10 (2+2+2+2+3+2)
3- Ricardo Valério (SP) - 17 (3+4+3+3+4+4)
470 - 6 regatas (1 descarte)
1- Martine Grael/Isabel Swan (RJ) - 11 (2+3+2+3+2+2)
2- Fábio Pillar/Gustavo Thiesen (RJ) - 12 (6+1+1+6+3+1)
3- Fernada Oliveira/Ana Barbachan (RS) - 13 (5+4+3+2+1+3)
Star - 6 regatas (1 descarte)
1- Robert Scheidt/Bruno Prada (SP) - 5 (1+2+1+1+1+1)
2- Torben Grael/Marcelo Ferreira (RJ) - 10 (3+1+3+2+2+2)
3- Admar Gonzaga/Rony Seifert (DF/SP) - 14 (2+5+2+4+3+3)
49er - 9 regatas (1 descarte)
1- André Fonseca/Marco Grael (RS-RJ) - 12 (2+1+1+1+2+4+1+3+1)
2- Rodrigo Monteiro/Gabriel Borges (RJ) - 18 (3+2+4+2+1+2+2+2+4)
3- Pablo Herman/Luis Herman (Chile) - 19 (1+3+2+3+3+3+3+1+3)
Match Race 11 disputas
1- Renata Decnop - 4 vitórias
2- Juliana Senfft,- 3 vitórias
3- Juliana Mota - 2 vitórias
4- Caroline Bejar - 2 vitórias
A seletiva olímpica da Semana Brasileira de Vela reúne, no Iate Clube de Santa Catarina, 80 velejadores até domingo (27). Os resultados da seletiva, somados aos dos brasileiros de cada Classe, definem os integrantes da Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que disputará as principais competições internacionais e buscará classificação para a vela nacional nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 durante o Mundial da Austrália, em dezembro. Duas das classes, Laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino) também são pan-americanas e os indicados da Equipe também serão os representantes brasileiros no Pan de Guadalajara, em outubro deste ano.
A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, com apoio da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco,apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.