Seletiva Regional da Nations Cup abre nesta quarta-feira no VDS

NationsCupLogo2011

Os brasileiros Henrique Haddad e Juliana Senfft buscam a vaga sul-americana para a Final da Copa do Mundo de match race nos Estados Unidos. A seletiva começa nesta quarta-feira às 20 horas com a abertura do evento e vai até sábado.

 

A vaga da América do Sul para a Grand Final da Nations Cup ISAF - Copa do Mundo da modalidade Match Race – começa a ser disputada nesta quinta-feira (24) no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. A seletiva regional contará com as equipes do Brasil, Argentina e Peru. Em todo o mundo são feitas oito etapas regionais em cinco continentes. Os vencedores das seletivas disputam a final mundial. Neste ano a Nations Cup Grand  Final, da Federação Internacional de Vela (ISAF) será em Sheboygan, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de setembro.

Na seletiva sul-americana o Brasil será representado na divisão Open (homens) com a equipe do comandante Henrique Haddad (RJ). E na divisão feminina por Juliana Senfft, do Veleiros do Sul (RS). A expectativa dos brasileiros é de um confronto bem disputado, mas estão confiantes na experiência de suas equipes.

itapuca1

Equipe brasileira feminina

“O formato da seletiva com três países está bom e o nível das tripulações promete confrontos de alto nível”, é o que espera a timoneira Juliana Senfft, 22º do ranking mundial de match race da ISAF. Na divisão Open, Henrique Haddad, 19º do mundo, foi a grande surpresa do Brasil na Grand Final da Nations Cup de 2009 ao ficar na vice-colocação, sendo superado somente pela França, país de grande tradição nesta modalidade de regata. Na seletiva Haddad entra como favorito para representar novamente o Brasil da final da Copa do Mundo entre nações.

As regatas de match race no Veleiros do Sul serão feitas com os barcos Elliott 6m, classe olímpica para mulheres, nas duas divisões. O formato da seletiva será a primeira fase de round robin, onde as tripulações se enfrentam todos contra todos por quatro vezes. O vencedor de cada divisão entrará direto para a final e o segundo e terceiro colocados disputarão a outra vaga. As regatas serão realizadas a partir das 10 horas.

A modalidade de match race começou por meio da America’s Cup há mais de 150 anos. Os eventos têm como prioridade a capacidade do timoneiro e sua tripulação. As tripulações competem com barcos tecnicamente idênticos no mesmo percurso e sob as mesmas condições de tempo, disputando diretamente contra qualquer outra equipe.

As regatas são rápidas, duram em média de 15 a 20 minutos. São duas voltas velejando contra o vento e a favor do vento. As competições costumam ser próximas a terra, para possibilitar o acompanhamento das regatas pelo público.

A Seletiva Regional Sul-Americana da Nations Cup é patrocinada pelas empresas Marcopolo e Grupo Randon.

Equipes:

Divisão Open

Henrique Haddad, Mario Trindade e Victor Demaison (BRA)

Juan Grimaldi, Francisco Van Avermaete e Rafael De Martis (ARG)

Daniel Mendoza, Giancarlo Polar e Wilfredo Lafosse (PER)


Divisão Mulheres

Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Daniela Adler (BRA)

Martina Silva, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)

Tania Zimmermann, Nathalie Zimmermann e Jimena Gaviño (PER)

 

Umpires

Flavio Naveira – ARG IU - Chief Umpire

Miguel Allen – POR IU – Deputy Chief Umpire

Philippe Gómez – FRA IU

Nelson Horn Ilha – BRA IU

Álvaro Robaina – URU IU

Thomas Rinda – EUA IU IJ

Jônatas Gonçalves – BRA NU


Patrocínio:

randon_b MarcopoloB seloLeiHsite governo_p