C'est la Vie vence a Regata Porto Alegre - Pelotas
Na classe Cruzeiro, título ficou com o Shogun de Marcelo Caminha
A Regata Porto Alegre – Pelotas largou no sábado às 9h05min em frente ao Veleiros do Sul e encerrou na tarde de domingo neste fim de semana. Foram 120 milhas náuticas percorridas pelo Guaíba e Lagoa dos Patos. O fita azul foi o barco Kamikaze, de Hilton Piccolo, que cruzou a linha de chegada no canal da Feitoria (zona sul do Estado), às 14h29min20s, somando 29h24min20 de regata. No entanto o tempo corrigido apontou a vitória do C’est la Vie, do comandante Henrique Dias, do Veleiros do Sul, que obteve a melhor marca com 26h13min25s na classe BRA-RGS.
“A regata foi difícil devido às condições de vento que variaram. À noite a intensidade ficou muito fraca, chegou até ter contravento e calmaria. Mas conseguimos acertar os bordos no trajeto e assim as condições de navegação melhoraram para nós na regata. Nos últimos quatro meses também preparei o barco para as competições. No dia 16 deste mês já vamos correr a Regata Mar Aberto em Rio Grande.”, disse o comandante Henrique
Na classe Cruzeiro o título ficou com o Shogun, de Marcelo Caminha, também do Veleiros do Sul. Durante a regata foram muitas as desistências. Dos 12 competidores apenas três receberam a chegada. Mandinga, Escape e Aquário II preferiram seguir a motor, apenas acompanhando a competição. Os demais inscritos velejaram até a altura dos bancos Dona Maria e Vitoriano, no trajeto na Lagoa dos Patos, e retornaram para Porto Alegre.
O chefe da comissão de regata, Miguel Virgílio Petkovicz deu a chegada no Canal da Feitoria do navio patrulha Babitonga. Comandado pelo capitão-de-corveta Eric Abdala, do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, o Babitonga acompanhou depois a flotilha até Pelotas, dando segurança aos competidores.
A regata teve ventos de 13 nós até as 3 horas da madrugada de domingo, quando os velejadores já se encontravam na Lagoa dos Patos, mas em seguida começou a diminuir até que entrou uma calmaria às 4 horas. O vento voltou pelas 8h, já no Canal da Feitoria.
Os barcos chegaram ao destino, no Veleiros Saldanha da Gama, em Pelotas, por volta das 18 horas. Os participantes foram recepcionados pelo presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Renato Xavier, e pelo Diretor de Vela, Mauro Rochedo Martinelli, que representaram o comodoro Renato Alves, que está em viagem.
“Tínhamos uma boa expectativa que foi confirmada, mas com a falta de vento e seguida de vento contrário, os barcos chegaram com um atraso de sete horas, já que a previsão de chegada era para as 12h”, relatou o vice-comodoro social do VDS, Eduardo Scheidegger.
Após uma ausência de dez anos esta regata foi retomada graças à integração entre os clubes náuticos de Porto Alegre e da zona sul do Estado.