Match Race Brasil 2011: VDS é semifinalista

2mrbrasil2011_p

Com informações da ZDL

Em um dia que o assunto foi a exclusão da classe Star e do Match Race Feminino do programa da Olimpíada de 2016 pela ISAF, o Veleiros do Sul conquistou vaga para as semifinais do Match Race Brasil no Iate Clube do Rio de Janeiro.


2mrbrasil2011_m

 

As semifinais e finais do Match Race Brasil serão disputadas neste domingo a partir das 10 horas, na Baía de Guanabara. Marina da Glória (RJ) enfrenta o Búzios Vela Clube (RJ) em uma decisão. Na outra, a Marinha do Brasil (RJ) pega o Veleiros do Sul (RS). Os vencedores decidem o título e os perdedores o terceiro lugar.

Tentando o tricampeonato pelo Rio Yacht Club, de Niterói, a equipe de Torben Grael e Marcelo Ferreira, foi eliminada na primeira fase da competição barco contra barco.


Marinha do Brasil é favorita ao título -  Com 100% de aproveitamento, o time da Marinha do Brasil (RJ) é apontado por todos como os grandes favoritos ao título do Match Race Brasil 2011. Apesar disso, os tripulantes não querem fazer festa antes da hora.

"Não dá para escolher adversário. O nosso objetivo é levantar a taça da competição. Eu sempre digo que no Match Race, cada regata é diferente. O que a gente fez na fase de classificação não vale para as finais. O certo é velejar sempre focado", explicou Henrique Haddad, o velejador latino-americano mais bem colocado no ranking mundial de match - ocupa a 23a. posição.


O líder da Marinha do Brasil (RJ) elogiou o incentivo dado aos velejadores pelo clube Veleiros do Sul (RS). Segundo Henrique Haddad, em qualquer classe, os gaúchos são fortes."No Match Race eles têm barcos que nenhum outro possui no Brasil. Um exemplo é o Elliot 16 para as meninas. Por isso, os gaúchos são sempre fortes em qualquer competição", revelou.


A tripulação de Porto Alegre joga todo favoritismo da semifinal ao Marina da Glória (RJ). "O time vai fazer o que sabe neste domingo. Nossa equipe está preparada, apesar da responsabilidade ser maior dos cariocas. Entretanto, a raia oferece boas condições de velejar. Quem errar primeiro perde", disse Samuel Albrecht, comandante do Veleiros do Sul (RS).


Os gaúchos surpreenderam e eliminaram os favoritos ao título Rio Yacht Club (RJ) das finais vencendo um match na sexta (6). O resultado praticamente definiu a sorte da tripulação de Niterói, que buscava o tricampeonato do evento.


"Ganhar do time do Torben Grael é gratificante, já que ele têm experiência de match race. Mas, o nosso foco principal é treinar a tripulação para a classe Soto 40, simulando situações de regata como largada e manobras. A equipe veleja junto desde outubro do ano passado. Tenho certeza que evoluímos muito", lembrou Albrecht.


Meninas festejam mais uma chance -
O Match Race Brasil 2011 conta com mulheres nos 12 barcos inscritos para a competição. O objetivo da organização e da CBVM - Confederação Brasileira de Vela e Motor - é elevar o nível das meninas na classe. Todas as velejadoras que competem na equipe nacional de match race feminino também disputam a competição barco contra barco no Rio de Janeiro.

Convidada de última hora para integrar o time da Marina da Glória, Marina Jardim se diz honrada em poder correr ao lado de Alan Adler. "Todo aprendizado com a equipe carioca será usado em outras regatas. O Alan é calmo e sabe tudo de vela. Essa competição é uma escola pra gente", contou Marina Jardim, substituta da paulista Adriana Kostiw.


Fernanda Decnop, da Marinha do Brasil (RJ), destaca o espírito de equipe de sua tripulação. Segundo ela, os representantes das Forças Armadas dão show de entrosamento. "É fácil entrar no esquema deles. Os erros são mínimos e isso faz a diferença no Match Race, principalmente nas largadas", ressaltou.


Torben Grael vence o Pro-Am -
O Match Race Brasil 2011 teve regatas com a participação de patrocinadores e convidados da organização. A ação de marketing de relacionamento teve a vitória de Torben Grael. O Pro-Am simula uma regata de flotilha, com quatro barcos, e todos têm uma função específica durante o trajeto.

O evento paralelo à competição contou com a presença de outros três comandantes, ícones da vela brasileira: Alan Adler, campeão mundial de Star, Eduardo Penido, ouro em Moscou-80 e Nelson Ilha, juiz internacional de vela, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.


Resultados do sábado


Marina Glória 1 x 0 Charitas

Veleiros 1 x 0 Cabanga
Veleiros 1 x 0 Rio Yacht Club
Marina da Glória 1 x 0 Cabanga
Búzios 1 x 0 Brasília
Iate Clube RJ 1 x 0 Lagoa dos Ingleses
Marinha 1 x 0 Lagos dos Ingleses
Búzios 1 x 0 Iate Clube RJ
Escola Naval 1 x 0 Charitas
Rio Yacht Club 1 x 0 Cabanga
Marina da Glória 1 x 0 Escola Naval
Charitas 1 x 0 Veleiros
Cabanga 1 x 0 Charitas
Marina da Glória 1 x 0 Veleiros
YC Santo Amaro 1 x 0 Brasília
Marinha do Brasil 1 x 0 Iate Clube RJ
Búzios 1 x 0 YC Santo Amaro
Lagoa dos Ingleses 1 x 0 Brasília

Classificação final da primeira fase


Grupo A

1- Marina da Glória - 6 pontos ganhos
2- Veleiros do Sul - 3,5
3- Rio Yacht Club - 2,5
4- Escola Naval - 2
5- Charitas - 2
6- Cabanga - 1,25

Grupo B

1- Marinha do Brasil - 5 pontos ganhos
2- Búzios Vela Clube - 3,5
3- Yacht Club Santo Amaro - 2,5
4- Iate Clube do Rio de Janeiro - 2
5- Lagoa dos Ingleses - 0,75
6- Brasília - 0,25

Semifinais - a partir das 10 horas

Marina da Glória (RJ) x Búzios (RJ)
Marinha do Brasil (RJ) x Veleiros do Sul (RJ)

Classificação

5- Rio Yacht Club (RJ)
6- Escola Naval (RJ)
7- Yacht Club Santo Amaro (SP)
8- Iate Clube do Rio de Janeiro
9- Charitas (RJ)
10- Cabanga (PE)
11- Lagoa dos Ingleses (MG)
12- Iate Clube de Brasília