Clínica de alto rendimento em match race encerrou nesta sexta-feira no VDS

clinisite6

A clínica de match race com a técnica norte-americana Sally Barkow encerrou nesta sexta-feira no Núcleo de Vela de Alto Rendimento, do Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Foram cinco dias de treinamento intensivo em dois turnos com a participação de 12 velejadoras, do RJ, RS e BA. As três principais equipes da modalidade de match race do país estavam presentes, lideradas por Juliana Mota, Juliana Senfft e Renata Decnop. Além delas também acompanharam os treinos alguns velejadores que disputarão o Sul-Americano Juvenil de Match Race, na próxima semana, de 27 a 29, no Veleiros do Sul.

clinisite3

Esta foi a segunda vinda de Sally Barkow a Porto Alegre para ministrar uma clínica. A primeira aconteceu em fevereiro, logo após a chegada no Veleiros do Sul dos barcos da classe olímpica Elliott 6M. A técnica considerou muito proveitosa, falando na avaliação final da clínica, porque dessa vez pode se dedicar mais as táticas. “Elas melhoraram bastante, da outra vez ainda tinham pouco controle do barco e não pudemos treinar os fundamentos do match”. Nos treinos foram vistos vários itens importantes na formação de uma boa equipe de match race, como manobras, ataque e defesa, montagens e a maneira como a tripulação deve proceder no caso de mudança rápida de opinião do timoneiro durante a regata.

clinisite1

clinisite5

A comandante da equipe Itapuca, Niterói (RJ), Juliana Senfft considerou bem produtiva a clínica e em particular lhe favoreceu porque veio a Porto Alegre com sua nova proeira, Luciana Kopschitz, que substituiu Daniela Adler. “Tudo se encaixou muito bem, além de melhorarmos bastante as técnicas aproveitamos para nos conhecermos melhor no trabalho de equipe com a nova proeira”, disse Juliana, que se manteve como a brasileira melhor classificada no ranking mundial de match race, em 21º lugar, divulgado na quarta-feira pela ISAF (Federação Internacional de Vela).

clinisite4


No dia 12 de junho elas embarcam para os Estados Unidos onde disputarão uma competição de match race em Sheboygan, mesma raia onde elas representarão o Brasil na Nations Cup Grand  Final, de 13 a 18 de setembro.
A timoneira da equipe Itapuca, que também representa o Veleiros do Sul nas competições de match race, destacou ainda o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que no período da clínica colocou preparador físico e nutricionista para acompanhar as velejadoras. As refeições de todo o grupo eram feitas em separado no Clube. Dentro do programa de preparação visando as Olimpíadas de Londres no ano que vem está o trabalho com as meninas para ganho de massa muscular. A clínica de match race foi realizada através do programa de Solidariedade Olímpica, com o COB, a Confederação Brasileira de Vela e Motor e Veleiros do Sul.

clinisite7

O gerente de técnico, Geison Mendes, do Núcleo de Vela de Alto Rendimento do VDS ficou muito satisfeito porque a clínica proporcionou bom conhecimento para as tripulações. “Dessa vez o foco foi mesmo o match race, a técnica Sally passou muita coisa e as velejadoras aproveitaram o máximo que puderam nestes dias”. Geison confirmou para setembro a próxima clínica de match race no Veleiros do Sul.