Definidos os semifinalistas do Sul-Americano Juvenil de Match Race
O Campeonato Sul-Americano Juvenil de Match Race começou neste sábado no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, com a participação de oito equipes do Brasil e uma da Argentina. Após a disputa da fase classificatória no final do dia foram conhecidos os quatro comandantes semifinalistas: Philipp Grochtmann (VDS/RS), Sérvio Cipriani Andrade (ICB/DF), Caio Swan de Freitas (RYC/RJ), Felipe Haddad (ICRJ/RJ). Eles se enfrentam neste domingo a partir das 10 horas.
A competição de barco contra barco reúne jovens com até 21 anos e a maior parte ainda sem pontuação no ranking mundial da ISAF (Federação Internacional de Vela). O melhor classificado é o argentino Santiago Rigoni, 314º do mundo, no entanto não conseguiu avançar no campeonato. Ele terminou em quarto lugar na fase classificatória da grupo A, entre as cinco equipes. Quem teve o melhor aproveitamento do dia foi a tripulação liderada por Andrade, de Brasília, que venceu as três regatas que disputou na grupo B. Mesmo sendo estreante na classe Elliott 6M, como a maioria dos participantes, ele conseguiu bom rendimento.
“Tivemos certa dificuldade porque só fizemos um treino no dia anterior, mas o barco é bem legal e até sugiro que haja campeonato de flotilha para jovens. No match race estou procurando adquirir experiência. Este é meu terceiro campeonato. No ano passado no Brasileiro Júnior em Brasília fiquei em segundo lugar. Espero que a final neste domingo tenha vento forte porque nossa tripulação é pesada”, disse Andrade de 19 anos.
O gaúcho Philipp Grochtmann ficou em primeiro lugar na grupo A. Só perdeu a primeira das quatro regatas que correu e foi de maneira surpreendente. O brasileiro andou todo o tempo na frente e em cima da linha de chegada foi ultrapassado pelo argentino Rigoni.
“Demos uma ‘vacilada’ e senti um pouco, no entanto não nos deixamos nos abalar por que sabíamos que tinha mais regatas pela frente. Este é o meu primeiro match race como timoneiro”, falou Grochtmann, de 17 anos.
O dia não foi muito camarada com os velejadores em termos de vento. A competição prevista para iniciar às 10 horas teve a primeira regata realizada somente ao meio-dia. O vento variou tanto de intensidade, com rajadas de até 14 nós, e de direção, mantendo-se mais de sul. A previsão para a final do Sul-Americano neste domingo é de vento fraco.
Veja mais fotos aqui:
Resultados do dia
Grupo A
Flight 1
Rigoni (ARG) 1x 0 Grochtmann (RS)
Freitas (RJ) 1 x 0 Rodrigues (RS)
Flight 2
Lutz (RS) 0 x 1 Rigoni (ARG)
Grochtmann (RS) 1 x 0 Freitas (RJ)
Flight 3
Lutz (RS) 0 x 1 Grochtmann (RS)
Rodrigues 1 (RS) x 0 Rigoni (ARG)
Flight 4
Rigoni (ARG) 0 x 1 Freitas (RJ)
Rodrigues (RS) 1 x 0 Lutz (RS)
Flight 5
Grochtmann (RS) 1 x 0 Rodrigues (RS)
Freitas (RJ)1 x 0 Lutz (RS)
Grupo B
Flight 1
Haddad (RJ) 1 x 0 Canto (RS)
Duque ( BA) 0 x 1 Andrade (DF)
Flight 2
Duque (BA) 0 x 1 Haddad (RJ)
Canto (RS) 0 x 1 Andrade (DF)
Flight3
Canto (RS) 0 x 1 Duque (BA)
Andrade (DF) 1 x 0 Haddad (RJ)
Classificação final da fase classificatória
Grupo A
1º Philipp Grochtmann (VDS/RS)
2º Caio Swan de Freitas (RYC/RJ)
3º Amanda Rodrigues (VDS/RS)
4º Santiago Rigoni (ARG)
5º Cassio Lutz do Canto (VDS/RS)
Grupo B
1º Sérvio Túlio Cipriani Andrade (ICB/DF)
2º Felipe Haddad (ICRJ/RJ)
3º Juliana Duque (YCB/BA)
4º Luiza Lutz do Canto (VDS/RS)