Crioula vence regata e está na vice-colocação do Mitsubishi Sailing Cup

capaMitsu

Regata foi realizada após 3ª tentativa, devido a vento e chuva fortes. Uruguaio Negra abre 11 pontos. Crioula, do Veleiros do Sul, assumiu a vice-liderança.

Por Mariane Thamsten
Da Velassessoria
Em Ilhabela (SP)

Foto: Matias Capizzano
O S40 gaúcho Crioula venceu a única regata deste sábado

 

Os ventos de sul fortes e rajadas que passavam dos 20 nós neste sábado provocaram uma “dança das cadeiras” na colocação geral da primeira etapa da 2ª temporada da Mitsubishi Sailing Cup, que acontece em Ilhabela, litoral paulista. A competição reúne os melhores velejadores sul-americanos nas classes S40 e HPE25. Enquanto o barco Negra, do comandante Juan Ball, do Uruguai, abriu onze pontos de vantagem na liderança da classe S40, o veleiro estreante Crioula, sob o comando de Samuel Albrecht, venceu a única regata do dia e tomou o lugar do Mitsubishi Gol, que tem o campeão olímpico Torben Grael como tático. O Crioula ocupa a segunda colocação com 33 pontos perdidos, enquanto o Mitsubishi Gol caiu para quinta posição, com 35 pontos perdidos.

Ainda na classe S40, outro barco que manteve a mesma posição foi o Pajero, do comandante Eduardo de Souza Ramos, empatado com o segundo lugar, com 33 pontos. No entanto, Souza Ramos fechou a prova em 7º lugar. No critério de desempate, tem preferência o barco que obteve o melhor resultado na regata. A raia foi montada dentro do canal da Ilhabela, nas proximidades do Yacht Club Ilhabela.

MSC11e1_capizzano_7429

A troca de colocações também acontece no meio da flotilha. O barco Claro, de Dag von Appen, do Chile, saiu do décimo lugar para se posicionar em sétimo, na “cadeira” que até então pertencia ao compatriota Celfin Capital, comandado por Jorge Erraziriz. O Claro, hoje, soma 42 pontos perdidos contra 48 pp do Celfin Capital.

“Entre erros e acertos, percebemos que esta é uma competição em que percebemos que tudo pode acontecer. Numa mesma regata você largar entre os primeiros e terminar na última colocação”, define, frustrado, o tático Javier Comte, que concluiu a regata em 14º lugar.

Apesar de toda a adversidade, a tripulação do Loyal, comandada por Marcelo Massa, tio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, comemorava a primeira regata realizada. O barco, o 25º e o mais novo de fábrica da classe S40, chegou na madrugada deste sábado em Ilhabela. O barco, construído na Argentina, levou cerca de 15 dias para chegar em águas brasileiras.

“A regata foi acima das nossas expectativas. Foi a primeira vez que pisamos no barco e, por isso, nunca havíamos usado a vela balão. Foi um treino bom e pudemos sentir que temos boas chances pela frente. Vamos dar trabalho aos adversários”, sorri Massa, enquanto cumprimenta os demais tripulantes.

HPE25
Ao contrário da classe S40, os HPEs se mantiveram quase todos na mesma colocação nesta etapa de Ilhabela da Mitsubishi Sailing Cup 2011. O veleiro Match Point, de Hugo Del Piore, permanece na primeira colocação, com 15 pontos perdidos. Em segundo está o Avantto 1, que venceu a única prova do dia sob o comando de Dario Galvão, com 22 pontos. O Ginga, do comandante Breno Chvaicer, está na terceira colocação geral, com 26 pontos perdidos.

Na classe, o barco que mais caiu posições foi o Bixiga, de Pino Marco Di Segni, que não completou a regata. O veleiro, que estava em 4º lugar, caiu para a sétima colocação geral, com 38 pontos perdidos. Os veleiros Cambada, de Paulo Diamant, e o BSS, comandado por Marcelo Christiansen, também não concluíram a regata deste sábado e mantiveram-se na penúltima e última posição geral, respectivamente.

A Mitsubishi Sailing Cup 2011 é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil. Depois de Ilhabela, o circuito agitará as águas de Armação de Búzios (RJ), entre os dias 11 e 14 de agosto. A terceira e última etapa, que consagrará o campeão 2011, será na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de setembro.

Confira o resultado deste sábado da Mitsubishi Sailing Cup 2011, etapa Ilhabela:

Classe S40
1º Negra (ARG) – 22 pontos perdidos
2º Crioula (BRA) – 33 pp
3º Pajero (BRA) – 33 pp
4º Pisco Sour (CHI) – 33 pp
5º Mitsubishi Gol (BRA) – 35 pp
6º Patagonia (ARG) – 41 pp
7º Claro (CHI) – 42 pp
8º Movistar (CHI) – 42 pp
9º Santander (CHI) – 46 pp
10º Celfin Capital (CHI) – 48 pp
11º Carioca (BRA) – 53 pp
12º Mitsubishi Motors (CHI) – 54 pp
13º Noryema (CHI) – 67 pp
14º Loyal (BRA) – 86 pp

HPE25
1º Match Point (BRA) – 15 pontos perdidos
2º Avantto 1 (BRA) – 22 pp
3º Ginga (BRA) – 26 pp
4º Atrevido (BRA) – 30 pp
5º Vuarnet (BRA) – 35 pp
6º Azzuro (BRA) – 36 pp
7º Bixiga (BRA) – DNC - 38 pp (não completou a prova)
8º Aventura (BRA) – 40 pp
9º Max (BRA) – 47 pp
10º Black Jack (BRA) – 57 pp
11º Repeteco 1 (BRA) – 64 pp
12º Cambada (BRA) – DNC - 74 pp (não completou a prova)
13º BSS (BRA) – DNC - 81 pp (não completou a prova)