Equipe de match race argentina treina no VDS

argenti2

A modalidade de match race feminino fará parte dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. As regatas desta modalidade serão com os barcos da classe Elliott 6M com três tripulantes. O Núcleo de Vela de Alto Rendimento, do Veleiros do Sul, em Porto Alegre, por ter sido o primeiro clube da América do Sul a adquirir estes barcos olímpicos tem servido de base de treinamento não só para as equipes brasileiras, mas também para os países vizinhos.

argenti1

A equipe de match race composta pelas irmãs Martina Silva, Trinidad e Ana Lucía do Yacht Club Argentino e Mar del Plata estão em busca de uma das vagas para a Olimpíada em Londres, assim como diversas velejadoras em todo mundo. Para suprir a falta do barco olímpico na Argentina, elas buscam em Porto Alegre o treinamento necessário para ter a chance de classificação.

argenti3

“Vamos tentar uma das oito vagas numa competição de match race em dezembro na Austrália e ainda restará mais três em Miami (EUA) em fevereiro,” diz a timoneira Martina Silva que participou com sua equipe da Regional Nations Cup, realizada em março no Veleiros do Sul e terminou na terceira colocação.
Acompanhadas do técnico Javier Conte as argentinas treinaram durante oito dias no Núcleo de Vela do clube e enfrentaram as condições duras do clima em julho. “Pegamos frio, chuva, ventos variados, mas mesmo assim rendeu nossa estada aqui. Trabalhamos muito as manobras, condução e entrosamento da equipe com o barco, pois não dispomos do Elliott 6m na Argentina”, conta Martina.

argenti4

A comandante já adiantou que pretende manter um programa de preparação no Veleiros do Sul. “Queremos voltar outras vezes para treinarmos mais a parte de táticas de match race, talvez com outras equipes. Porto Alegre é o local mais perto para nós e o clube possui uma estrutura adequada para desenvolvermos isso.”