Sul-Brasileiro de Optimist começa com regata treino e solenidade

abercapa

O 33º Campeonato Brasileiro da classe Optimist começou num ritmo ainda descontraído neste sábado no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. O dia foi da regata de abertura que não conta pontos, apenas um treino. Mesmo assim, os velejadores na totalidade foram para a raia. O Campeonato conta com a participação de 78 veteranos e 20 estreantes de seis estados.

abertura01

abertura02

O dia foi de sol com temperatura que chegou aos 22°C. A movimentação no pátio do Clube foi grande pela manhã para os preparativos dos barcos para a competição. A regata de abertura prevista para largar às 13 horas teve início somente às 15 horas, quando o vento manteve-se firme na direção sul e intensidade que variou de 6 a 10 nós no final do dia. Contrariando as previsões meteorológicas.

abertura03

abertura04

As condições do tempo proporcionaram uma regata tranquila e todos puderam ter uma prévia da competição. Na raia do Guaíba estão os principais optimist do momento, entre os quais os campeões brasileiros Gabriel Elstrodt, o Catotinha, (SP) e Júlia Correia (RJ). Os vencedores da regata de Abertura foram Felipe Rondina (DF) na classe veteranos e Diego Quevedo (RS) na estreantes.

abertura05
abertura06

Após a competição foi realizada a solenidade de abertura do 33º Sul-Brasileiro com a presença de autoridades, esportistas e delegações. As flotilhas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia e Pernambuco desfilaram e cada representante hasteou a bandeiras do seu estado. A velejadora gaúcha Ana Paula do Canto leu o juramento do atleta e o vice-comodoro esportivo do Veleiros do Sul , Eduardo Ribas deu por aberto o campeonato.

abertura08

abertura09

abertura10
abertura11

Neste domingo estão previstas três regatas a partir das 13 horas. A previsão do tempo é de calor e vento norte de 12km/h, mas no início da noite deve chegar uma frente fria trazendo chuva.