Sul-Brasileiro de Optimist termina com vitórias de PE e RS
O pernambucano Yuri Reithler foi o vencedor do 33º Campeonato Sul-Brasileiro da classe Optmist que encerrou nesta terça-feira no Veleiros do Sul. O primeiro título conquistado fora do seu estado deixou o velejador do Cabanga Iate Clube muito gratificado. Ele foi um dos mais regulares entre todos os 79 participantes da classe veteranos e apesar da desclassificação na última regata, por largar escapado, obteve a vitória em Porto Alegre.
Yuri, campeão veterano
“Deu para ver que todos estavam bem preparados. Eu mesmo peguei muitas dicas do meu técnico, o Edival Júnior, e aqui do Átila. Com eles entendi melhor a raia e o resto era fazer o ‘feijão com arroz’. Este campeonato me serviu como um treino para o Brasileiro de 2012 que também será em Porto Alegre”, comentou Yuri, 14 anos, que começou na Optimist há dois anos influenciado pela família.
Na segunda colocação da classe veteranos ficou o paulista Gabriel Elstrodt, o Catotinha, atual campeão brasileiro. Na categoria feminina a vencedora foi Maria Luiza Rupp, 14 anos. “Este é meu primeiro título sul-brasileiro. Foi um campeonato de bom nível técnico e vento forte”, disse a velejadora do Iate Clube de Santa Catarina. O gaúcho Tiago Brito, do Clube dos Jangadeiros, ficou com o Troféu Rotativo Sul-Brasileiro.
Na classe estreante deu uma dobradinha do Veleiros do Sul. Em primeiro lugar ficou Tiago Quevedo e em segundo Gabriel Mueller. Este foi o segundo título seguido de Tiago, 10 anos. Em julho venceu o Brasil Centro de Optimist, em São Paulo. Agora velejando em casa demonstrou muita competência na raia ao chegar na primeira colocação em quatro das cinco regatas disputadas.
Tiago, campeão estreante
O último dia foi de condições ideais para uma competição de vela. O sol voltou a brilhar em Porto Alegre e o vento se manteve firme na direção sul com intensidade de 12 a 15 nós. O programa do Sul-Brasileiro previa nove regatas para os veteranos e seis para os estreantes. Mas devido às condições do tempo, no domingo sem vento e na segunda-feira com chuva, fez que o campeonato completasse cinco regatas nas duas classes com direito a um descarte.
A chegada ao pátio do clube ao final da competição foi bem alegre. Todos queriam comentar as suas impressões das três regatas realizadas no dia. Muitas conversas, risadas e brincadeiras entre os timoneiros. E esse clima festivo se estendeu para a entrega de prêmios e jantar campeiro com a presença de todos os participantes, além de pais, convidados e a comodoria do Veleiros do Sul. O comandante da estação de rádio da marinha, em Rio Grande, capitão de corveta Felipe Macieira, representou o Delegado da Capitania dos Portos em POA, Jayme Tavares Filho na cerimônia. O Sul-Brasileiro teve a participação de 79 veteranos e 20 estreantes das flotilhas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco.
Os velejadores do VDS no Sul-Brasileiro
Campeões por categorias
Veteranos
Feminino: Maria Luiza Rupp (ICSC/SC)
Mirim: Gabriel Lopes (VDS/RS)
Infantil: Michel S. Durieux (ICSC/SC)
Juvenil: Yuri Reithler (CIC/PE)
Estreantes
Feminino: Marina Hutzler (CIC/PE)
Mirim: Tiago Quevedo (VDS/RS)
Infantil: Felipe Petersen (ICRJ/RJ)
Juvenil: Gabriel Mueller (VDS/RS)