Sul-Brasileiro de Optimist termina com vitórias de PE e RS

finalcapa

O pernambucano Yuri Reithler foi o vencedor do 33º Campeonato Sul-Brasileiro da classe Optmist que encerrou nesta terça-feira no Veleiros do Sul. O primeiro título conquistado fora do seu estado deixou o velejador do Cabanga Iate Clube muito gratificado. Ele foi um dos mais regulares entre todos os 79 participantes da classe veteranos e apesar da desclassificação na última regata, por largar escapado, obteve a vitória em Porto Alegre.

final08
Yuri, campeão veterano

“Deu para ver que todos estavam bem preparados. Eu mesmo peguei muitas dicas do meu técnico, o Edival Júnior, e aqui do Átila. Com eles entendi melhor a raia e o resto era fazer o ‘feijão com arroz’. Este campeonato me serviu como um treino para o Brasileiro de 2012 que também será em Porto Alegre”, comentou Yuri, 14 anos, que começou na Optimist há dois anos influenciado pela família.

final01

final10

Na segunda colocação da classe veteranos ficou o paulista Gabriel Elstrodt, o Catotinha, atual campeão brasileiro. Na categoria feminina a vencedora foi Maria Luiza Rupp, 14 anos. “Este é meu primeiro título sul-brasileiro. Foi um campeonato de bom nível técnico e vento forte”, disse a velejadora do Iate Clube de Santa Catarina. O gaúcho Tiago Brito, do Clube dos Jangadeiros, ficou com o Troféu Rotativo Sul-Brasileiro.

final06

Na classe estreante deu uma dobradinha do Veleiros do Sul. Em primeiro lugar ficou Tiago Quevedo e em segundo Gabriel Mueller. Este foi o segundo título seguido de Tiago, 10 anos. Em julho venceu o Brasil Centro de Optimist, em São Paulo. Agora velejando em casa demonstrou muita competência na raia ao chegar na primeira colocação em quatro das cinco regatas disputadas.

final12
Tiago, campeão estreante
“Nenhum campeonato é fácil e esse teve adversários fortes. Consegui obter boas classificações nas regatas e andei bem em todas as condições de vento”, disse Tiago que começou a velejar aos 9 anos no seu Clube. Na categoria feminina a campeã foi Marina Hutzler, do Cabanga Iate Clube.
final02

O último dia foi de condições ideais para uma competição de vela. O sol voltou a brilhar em Porto Alegre e o vento se manteve firme na direção sul com intensidade de 12 a 15 nós. O programa do Sul-Brasileiro previa nove regatas para os veteranos e seis para os estreantes. Mas devido às condições do tempo, no domingo sem vento e na segunda-feira com chuva, fez que o campeonato completasse cinco regatas nas duas classes com direito a um descarte.

final05

A chegada ao pátio do clube ao final da competição foi bem alegre. Todos queriam comentar as suas impressões das três regatas realizadas no dia. Muitas conversas, risadas e brincadeiras entre os timoneiros. E esse clima festivo se estendeu para a entrega de prêmios e jantar campeiro com a presença de todos os participantes, além de pais, convidados e a comodoria do Veleiros do Sul. O comandante da estação de rádio da marinha, em Rio Grande, capitão de corveta Felipe Macieira, representou o Delegado da Capitania dos Portos em POA, Jayme Tavares Filho na cerimônia. O Sul-Brasileiro teve a participação de 79 veteranos e 20 estreantes das flotilhas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco.

final15
Os velejadores do VDS no Sul-Brasileiro

 



Campeões por categorias

Veteranos

Feminino: Maria Luiza Rupp (ICSC/SC)

Mirim: Gabriel Lopes (VDS/RS)

Infantil: Michel S. Durieux (ICSC/SC)

Juvenil: Yuri Reithler (CIC/PE)


Estreantes

Feminino: Marina Hutzler (CIC/PE)

Mirim: Tiago Quevedo (VDS/RS)

Infantil: Felipe Petersen (ICRJ/RJ)

Juvenil: Gabriel Mueller (VDS/RS)