Favoritos despontam no primeiro fim de semana do Circuito Conesul
O barco C’est la Vie VI lidera na BRA-RGS A, Magia na BRA-RGS B e Iuca na J/24. A segunda etapa será no próximo fim de semana com a realização das provas de longo percurso, o 41º Troféu Seival e a 22º Regata Farroupilha
Os barcos favoritos aos títulos do 20º Circuito Conesul de Vela de Oceano começam a despontar após o primeiro fim de semana de disputa da competição no Veleiros do Sul. Com três regatas realizadas até agora – uma de percurso médio e duas de barlasota - a briga entre os competidores pela liderança começa a esquentar. Na classe BRA-RGS A o C’est la Vie VI, do comandante Henrique Dias, está na frente e invicto.
“Fizemos boas velejadas até agora. No sábado a regata foi de vento fraco e conseguimos andar bem no tempo real, mesmo sem contar com velas adequadas. Neste domingo a primeira barlasota foi meio complicada, mas depois acertamos os bordos. O barco está andando bem porque alteramos algumas regulagens”
Na Bra-RGS B, o Magia, de Rodrigo Castro, também venceu as três regatas do Circuito, mas o comandante lamenta a pouca participação na sua classe que conta com quatro barcos. “O Magia está velejando bem no vento fraco e isso nos garantiu a vitória no sábado. Nas barlasotas o vento foi na medida certa para nós e novamente conseguimos velejar com velocidade,” avaliou Rodrigo.
Na classe J/24 o comandante Cláudio Ruschel, do barco Iuca, comemorou a boa performance no começo do Circuito Conesul. “Muita disputa e regatas de qualidade neste domingo. Quem não participou perdeu um dia espetacular de competição. A flotilha é muito regular e equilibrada,” disse Ruschel.
A primeira regata de barlasota teve inicio às 13h05min na raia de Ipanema. Depois de se ausentar da raia no sábado, o vento apareceu para valer no domingo, com direção sul-sudeste, e 12 nós de velocidade média.
O 20º Circuito Conesul continua no próximo fim de semana com a realização das regatas longas: 41° Troféu Seival para as classes BRA-RGS A e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos, a 22ª Regata Farroupilha (BRA-RGS B) e o 14º Velejaço Farroupilha (barcos de cruzeiro).
Neste ano a organização diminuiu a distância do Troféu Seival que tradicionalmente é de 90 milhas. A regata ficou em torno de 60 milhas em decorrência da não mais existência da bóia das Desertas que servia de marca de percurso na Lagoa dos Patos. O capitão de flotilha de oceano Henrique Dias mobilizou a classe e encaminhou um abaixo assinado para a organização que adote a bóia luminosa do navio naufragado Almirante Álvaro Alberto para manter a mesma distância. “A Seival é a nossa mais tradicional regata e não desejamos que perca sua característica”
No final do domingo houve a premiação das regatas média e barlasotas. O Circuito Conesul conta com o patrocínio do Banrisul e apoio da Delta Yachts.
Classificação provisória do Circuito Conesul
Classe BRA-RGS A
1º C'est La Vie VI - Henrique Silva Dias (VDS) 3
2º Delirium - Darci Rebello Jr. (CDJ) 7
3º Kamikaze XI - Hilton Piccolo (CDJ) 9
4º Little Wing - Jorge Romero (ICG) 11
5º Áquila - Natanael Coll Oliveira (VDS) 15
Classe BRA- RGS B
1º Magia - Rodrigo Porto Castro (CDJ) 3
2º Hawa - Marcelo Kern (CDJ) 6
3º Cibs - Jacson Lumertz (SAVA) 11
4º Five Stars - Luis Fernando Silveira (ICG) 15
Classe J/24
1º Cláudio Ruschel (VDS) 4
2º Alex Luiz (VDS) 5
3º Nelson Horn Ilha (VDS) 9
4º Eduardo Ribas (VDS) 14
5º Francisco Freitas (VDS) 14
6º Walther Bromberg (VDS) 17